Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ErgonomiaLIVRO ERGO 5 MINUTOS VOL2 FINAL

3/4/08

2:45 PM

Page 108

108

7.1 ACABE COM OS ACIDENTES - EVITE E CONTROLE RISCOS GRAVES COMUNS

7.1

COM OS ACIDENTES RISCOS GRAVES COMUNS

ACABE

-

EVITE E CONTROLE

Ao desenvolver seu trabalho, mantenha toda a atenção para alguns riscos que são muito comuns no dia-a-dia e que podem produzir acidentes com lesões graves. ■ Nãofume em áreas onde existe sinalização que proíbe; ■ Não acenda fósforos ou gere fagulhas em locais em que estejam estocados inflamáveis ou combustíveis como gasolina, thinner, solventes, tintas, botijões de gás liquefeito, etc.; ■ Verifique se há “toco” de cigarro no chão nessas áreas perigosas. ■ Oriente seus companheiros. ■ Garanta que ninguém está fumando nessas áreas. ■ Garanta que ninguém estáacendendo fósforo ou gerando faísca em locais controlados. ■ Não permita que pessoas não autorizadas operem ponte rolante ou qualquer outro tipo de equipamento de içamento de carga ou de elevação de passageiro. ■ Mantenha pessoas afastadas da porta de elevador ou da área de movimentação de carga ou da área de risco de queda. ■ Nunca permita ou faça “jumper ou ligação direta” bloqueando o sistemade segurança e proteção de elevador ou ponte rolante. As conseqüências, via de regra, são trágicas. ■ Ao usar ar comprimido para pintura, mantenha firme a pistola. Nunca use o ar comprimido para limpar a roupa ou a pele. Não brinque com o ar comprimido. Você pode cegar alguém que lhe esteja próximo. ■ Manuseie os cilindros oxi-acetileno com cuidado, mantenha-os na posição vertical e limpos deóleos e graxas. Mantenha-os longe de fontes de calor. Mantenha a chama dirigida para o local da solda e não vire bruscamente. ■ Cuidado com as estopas e panos de limpeza. A chama da solda pode iniciar um incêndio. Mantenha a mangueira bem posicionada em relação à peça soldada de forma a evitar que fagulhas e partes quentes cortadas atinjam as mangueiras. Verifique se as mangueiras ou caneta do maçaricopossuem válvulas antichama e retrocesso. ■ Ao trocar lâmpadas, use escada apropriada considerando a distância entre o piso e a luminária. O seu corpo deve ficar numa posição confortável. ■ As escadas devem possuir sapatas antiderrapantes e cordão de controle de abertura quando forem do tipo “escada de abrir”. Use uma bolsa de apoio ou o último degrau da “escada de abrir” para colocar a lâmpadanova e a lâmpada usada após a substituição. Lembre-se de esperar que a lâmpada esfrie e que, ao iniciar a troca, esteja desligado o interruptor.

LIVRO ERGO 5 MINUTOS VOL2 FINAL

3/4/08

2:45 PM

Page 109

CAPÍTULO 7 ASSUNTOS GERAIS

DE

SEGURANÇA

109



Se for trocar lâmpadas em grandes compartimentos, fixe um aviso ou etiqueta de advertência proibindo ligar enquanto estiverrealizando manutenção.

Faça seu trabalho passo a passo. Não queime etapas. Evite os atalhos. Conheça suas atividades, os riscos associados e as formas de controle. Lembre-se de que sempre há tempo para prevenção. A pressa predispõe o indivíduo aos acidentes e é a inimiga mais conhecida da prevenção. FIQUE LIGADO! E PENSE: O RISCO GRAVE, SE HOUVER A CIRCUNSTÂNCIA PRÓPRIA E MATERIALIZAR-SE NUMACIDENTE, PODE NÃO LHE PERMITIR UMA SEGUNDA CHANCE!

7.2

BLOQUEANDO

FONTES DE ENERGIA PARA EXECUÇÃO

DE MANUTENÇÃO
Temos acompanhado no dia-a-dia de nossa atividade profissional a análise de inúmeros acidentes em geral graves, quando decorrentes de falha no processo de garantia de energia nula durante as atividades de manutenção. Vamos falar um pouco sobre isso, para evitarmos acidentes elesões. Observamos que muitas pessoas acham que colocar uma etiqueta de advertência em uma chave de comando ou de operação é um mecanismo adequado e seguro de bloquear uma fonte de energia. Esse mito deve ser removido. Uma etiqueta pode soltar, um trabalhador da limpeza pode removê-la inadvertidamente, etc. E aí o risco aparece sempre na hora mais inoportuna ou indesejada e, como conseqüência,...
tracking img