Ergonomia e fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS – 2º. Sem/2012

1) Para Montmollin (1990), condições de trabalho é tudo que caracteriza uma situação de trabalho e permite ou impede a atividade dos trabalhadores. Desta forma, quais as são as condições que se distinguem? Descreva-as.


2) Em função das posturas adotadas por nosso organismo, merece atenção a coluna vertebral. Quais as 3 finalidades da coluna? Descreva-as.

3)Como WISNER, classifica as atividades motoras? Descreva-as.

4) O que é metabolismo basal?

5) Sejam as afirmativas abaixo sobre trabalho e postos de trabalho:
I. A Ergonomia como ciência teve suas origens em estudos e pesquisas na área da Fisiologia do Trabalho, mais especificamente na fadiga e no consumo energético provocado pelo trabalho.
II. Segundo Sell, trabalho é aquilo que a pessoafaz para manter e desenvolver a sociedade sem que haja limites estabelecidos por ela.
III. As primeiras aplicações práticas de ergonomia na concepção de projetos de design de produtos e postos de trabalho, nasceram dos esforços após a 2ª. Guerra mundial, para adequar equipamentos e instrumentos bélicos às necessidades operacionais, a capacidade e limitações dos usuários.
IV. Para Montmollin,condições de trabalho,é tudo aquilo que caracteriza uma situação de trabalho e permite ou impede a atividade dos trabalhadores.
Marque com um X a opção correta:
( ) a) I e IV ( ) b) I, II e III ( ) c) II e III ( ) d) I, III e IV

6) Marque com um X a afirmação correta. Segundo Sell, 03 “boas condições de trabalho”,entre outras, em termos práticos são:
( ) a) - postos e objetos de trabalho que não ofereçam perigos físicos, químicos ou que representem riscos para as pessoas;
- controle sobre fatores ambientais adversos como iluminação, vibração partículas tóxicas, etc.
- postos de trabalho projetados ergonomicamente, incluindo bancadas, assentos, mesas, alocação de comandos,dispositivos de informação e ferramentas.
( ) b) - situações características de trabalho, que permitem a atividade do trabalhador, tais como: organizacionais, temporais e subjetivas.
- o que a pessoa faz para manter-se e desenvolver-se e para manter e desenvolver a sociedade, dentro de limites estabelecidos por esta sociedade;
- condições sociais que envolvem remuneração, qualificação,vantagens sociais, etc.
( ) c) – controle sobre fatores ambientais adversos tais como: fadiga, gases, materiais que oferecem perigo aos que entram em contato com eles.
- projeto ergonômico de maquinas, equipamentos, ferramentas usados no sistema de trabalho.
- adaptação do homem às condições de trabalho de maneira a alcançar a máxima produtividade e eficácia.
( ) d) – conjunto deconhecimentos a respeito do desempenho do homem no trabalho, afim de aplicá-los no projeto de tarefas e dos sistemas de produção;
- organização temporal do trabalho que permita ao trabalhador levar uma vida sincronizada com seu ritmo, comprometendo ao mínimo sua saúde e seu convívio familiar e social.
- diagnosticar problemas na área da fisiologia do trabalho e procurar soluções que possameliminá-los;
7) Marque com um X a afirmação correta.
A ergonomia tem evoluído de forma significativa e atualmente o seu desenvolvimento pode ser caracterizado segundo quatro níveis de exigências:
( ) a) operacionais, sociais, psicológicas e ambientais.
( ) b) organizacionais, psicológicas, tecnológicas e ambientais;
( ) c) ambientais, econômicas, operacionais e sociais;
( ) d)tecnológicas, organizacionais, sociais e econômicas;

8) Sejam as afirmativas abaixo sobre Anatomia e Fisiologia Humana:
I. O Sistema Locomotor é composto por ossos, músculos, tendões e capilares;
II. A Fisiologia estuda como funcionam os órgãos do nosso corpo e qual a relação de interdependência de cada um com os sistemas que compõem o organismo humano.
III. A coluna vertebral é uma estrutura...
tracking img