Ergonomia para digitadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA PARA DIGITADORES

RESUMO
O artigo apresenta a necessidade da atuação do profissional com conhecimentos em ergonomia nos postos informatizados visando à solução dos problemas existentes no ambiente de trabalho destacando a participação do fisioterapeuta dentro do campo empresarial utilizando como ferramenta a Ginástica Laboral, proporcionando uma melhor qualidade de vida aosfuncionários através de atividades antiestressantes, prevenção de doenças, diminuição dos riscos de acidentes tornando-os mais produtivos e saudáveis.
INTRODUÇÃO
Desde o inicio dos tempos existem relatos sobre a adaptação de ferramentas para facilitação do trabalho dos homens, instrumentos encontrados do período Paleolítico, mas precisamente da idade da pedra lascada revelam essa adaptação, pois estesobjetos apresentam-se lapidados de forma pontiaguda para facilitar a caça, ou seja, surge daí os primeiro indícios de uma ciência que só seria descoberta mais de dez séculos depois, no qual passara por inúmeras transformações principalmente durante a revolução industrial até chegar a tão conhecida Ergonomia.
Algum tempo depois outra ciência revela seus primeiro traços, esta utiliza agentes físicoscom fins terapêuticos. Porém, somente na revolução industrial houve um melhor relacionamento entre essa ciência que mais tarde originaria a Fisioterapia e a saúde do trabalhador.
A revolução industrial trouxe consigo uma verdadeira metamorfose social houve aumento do capital das empresas assim como um aumento da exploração dos trabalhadores que passavam por longas jornadas de trabalho emambientes não propícios a sua saúde, alimentavam-se mal e corriam riscos constantes devido ao manuseio das grandes máquinas. Isso tudo levou ao aparecimento de novas doenças.
Em 1830 surge o primeiro modelo de medicina do trabalho que se espalhou por toda a Europa devido à deficiência a assistência à saúde. Durante a segunda guerra mundial quase nada havia mudado, o ambiente de trabalho continuavaoferecendo riscos à saúde, e do outro lado à guerra deixava milhares de mutilados que eram excluídos socialmente, neste momento a fisioterapia já aparece como caráter reabilitadora.
Em 1975 surgem os primeiros postos informatizados e paralelo a ele surge inúmeros problemas na saúde do digitador desencadeado principalmente por más condições do ambiente de trabalho que levaram a um aparecimentocrescente de patologias inclusive as do sistema osteomioarticular. Atualmente a ergonomia e a ginástica laboral caminham paralelamente tentando prevenir as patologias que acometem estes profissionais e cada vez mais as empresas tornam indispensável à atuação dos profissionais especializados nessas áreas especificas.

ERGONOMIA
É o estudo da adaptação do homem em seu ambiente de trabalho. Para algunsautores a ergonomia é considerada uma ciência multidisciplinar que englobam estudos fisiológicos, anatômicos e sociais dentro do posto de trabalho.
Podemos citar uma definição mais concisa da Ergonomia:
[...] Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e ambientes, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia nasolução dos problemas surgidos desse relacionamento. (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY, p.1).
Como podemos observar ela não é apenas um estudo físico do ambiente de trabalho do homem, mas também um estudo psicológico que estuda aspectos como o cansaço ou perturbações mentais.
Outras definições
Leplat, J - A Ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objeto é a organização dos sistemashomens-máquina (1972).
Meister – A Ergonomia é a ciência que objetiva adaptar o trabalho ao trabalhador e o produto ao usuário (1998).
Murrel, K.F. - A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965).
Self - A Ergonomia reúne os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das ciências vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na...
tracking img