Ergonomia nos postos de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO









ERGONOMIA: EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO











COLATINA
2012









ERGONOMIA: EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO



Trabalho apresentado à disciplina Ergonomia do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo, comorequisito parcial para avaliação.







COLATINA
2012
INTRODUÇÃO


A palavra trabalho é derivada do latim tripalium, que quer dizer tortura e relaciona-se diretamente com noções gerais de pena e sofrimento.
O trabalho existe desde os primórdios da humanidade e sempre foi visto como uma atividade exaustiva, torturante e impositiva, ou seja, as pessoas trabalham condicionadas a umarecompensa.
Desde o início das atividades de trabalho já é possível encontrarmos uma relação de subordinação, de exploração da capacidade humana, de mandos e desmandos, e por consequência, há a desobediência, os desrespeitos às normas e orientações dadas.
Por outro lado, tem-se ainda, a busca excessiva e massacrante por lucros e produtividade, sem considerar segurança do ambiente e as condiçõesfisiológicas dos trabalhadores.
Assim, surgem as doenças e acidentes do trabalho, que muitas vezes são ocasionados por uso incorreto de equipamentos, ou pela ausência de algum aparelho que seja essencial para a realização das atividades de trabalho, pelo desrespeito das orientações e normas de segurança e saúde e ainda, pela ignorância de trabalhadores e empregadores, que não compreendem que aqualidade de vida dos trabalhadores influencia diretamente nos resultados e na imagem das empresas.
O objetivo do nosso estudo então é apresentar os equipamentos dos postos de trabalho, as melhores formas de uso, bem com as medidas de controle contra possíveis doenças ocupacionais.









1 A ERGONOMIA


As autoridades brasileiras de Segurança e Saúde do Trabalhador, vinculadas aoMinistério do Trabalho e Emprego, criaram normas regulamentadoras para garantir um ambiente seguro e propício para a execução das atividades de trabalho, destacando-se a Norma Regulamentadora (NR) 17 que dispõe sobre Ergonomia, temos:
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dostrabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

A NR 17 então visa criar e proporcionar regras e leis de trabalho adaptadas aos trabalhadores, e ainda, organizar o ambiente laboral, de forma que esse ofereça o máximo de conforto, segurança e salubridade aos trabalhadores, considerando-se as características psicofisiológicas os mesmos, que dizem respeito a todoo conhecimento referente ao funcionamento do ser humano, incluindo o conhecimento antropológico, psicológico e fisiológico.
As condições de trabalho descritas no item 17.1 da NR 17 inclui o levantamento, transporte e descarga de materiais, o mobiliário, os equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
Veremos adiante, como se relacionam aergonomia com os equipamentos dos postos de trabalho.












2 EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO


O item 17.4 da NR 17 trata dos equipamentos dos postos de trabalho. De acordo com esse regulamento, “todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado”, ouseja, para cada trabalhador e para cada atividade a ser desempenhada, deverá ser observado se o equipamento atende as necessidades do trabalhador, considerando-se a atividade que ele irá desenvolver.
Nas atividades que envolvem movimentos repetitivos e movimentação da cabeça para auxílio, como: digitação, datilografia ou mecanografia, é preciso que sejam tomados alguns cuidados. Devem-se observar...
tracking img