Ergonomia no dia a dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O referido trabalho vem abranger uma dos setores que mais tem preocupado os profissionais da área de saúde, que é a Ergonomia no dia a dia do profissional do Setor Administrativo, do Setor da Indústria ou Comércio, da dona de casa, dos profissionais do esporte, enfim de todas as pessoas que necessitam ter um conforto para realizar as suas tarefas diárias.

A ErgonomiaAplicada ao dia a dia

Umas das definições mais corretas para a Ergonomia é possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho, também para tarefas em suas residências, lazer escola, enfim em todo o local onde o ser humano se fizer presente.

Procure se lembrar como é o seu ambiente detrabalho, sua residência ou lazer. Reflita sobre como você se sente com relação às máquinas, instrumentos, armários, cadeiras, mesa, eletrodomésticos e tantos outros equipamentos que dependem de sua participação direta. Uma pergunta: já sentiu dores nas costas, tendinites, dores por repetir inúmeras vezes o mesmo movimento, teve que caminhar muito para pegar uma folha impressa ou algo no armário,sentiu muito frio ou calor dentro do seu ambiente de trabalho residência ou no esporte que pratica? Saiba que tudo isso, ou seja, sua relação com o ambiente de trabalho, residência ou mesmo no seu lazer é objeto de estudo da Ergonomia.

É comum que as pessoas se preocupem com a Ergonomia quando na empresa: estão mais atentas.
Porém, quando em casa, embora tenhamos a sensação de que"Minha toca é segura" também temos de estar atentos.
A Ergonomia deve estar presente na vida das pessoas e não só em seu trabalho. Desta forma ela se torna realmente abrangente e então: totalmente eficiente. Veja algumas dicas para você "Viver o dia-a-dia com mais Ergonomia".

LEVANTAR DE MANHÃ
Você é daqueles que acorda de manhã xingando porque vai ter que trabalhar ou que pula da cama?

Poissaiba que nenhuma das duas maneiras é recomendável.
Acordar pela manhã é sinal de se estar vivo (ufa!) e se as coisas não andam lá muito bem, não se esqueça de que você é responsável pelo seu destino e pode mudar quando quiser bastando para isso força de vontade e empenho.

Agora se você pula da cama é um sério candidato a distensões musculares.

Você já viu gatos ou cachorros acordarem esaírem pulando? Duvido. Eles se espreguiçam, se esticam, ou seja, colocam em condições de movimento uma musculatura que estava em repouso, afinal “acordar deve ser um ato de prazer!”.

Desperte desejando a si mesmo um dia maravilhoso se estique todo, espreguice (sua mãe dizia que era feio? Não se preocupe provavelmente ela não estará vendo).

Depois de tudo esticadinho, deite-se de lado encolha aspernas e apoiando-se no cotovelo e braço leve as pernas ao chão e sente-se na cama. Não, não levante de repente, respire fundo primeiro (você pode ter tonturas se não fizer isto) diga um sonoro:  BOM DIA UNIVERSO ! Levante-se e... bom dia MESMO!

Aí você vai me dizer que  não dá tempo de fazer tudo isto!
Balela! Em no máximo 20 segundos você faz tudo e garante um dia bem mais saudável.

OBANHO
Bem  levantado, agora é a hora do banho. Água morna para não ficar flácido nem aumentar demais os batimentos cardíacos, sabonete cheirosinho (aromaterapia, por tabela).

Para esfregar as partes inferiores das pernas sente-se num banquinho, isto evita posturas prejudiciais e um provável tombão no meio do banheiro, logo cedo.

Enxugue-se dançando rumba friccionando a toalha nas costas de cimapara baixo  para ativar a circulação.

Para se vestir coloque meias e calças sentado, o que também evita posturas prejudiciais e os indesejáveis, (já citados)  tombos.
Calce os sapatos sentado. Nota: se forem de amarrar:  parabéns sinal de que sua protuberância andróide (vulgarmente chamada de barriga), está em dia, senão os sapatos seriam obrigatoriamente mocassins.
Não esqueça de dar  um...
tracking img