Ergonomia nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudando e Analisando a Ergonomia nas Empresas

Palavras-chave: gestão, ergonomia, empresas, trabalho.

1. INTRODUÇÃO

Ergonomia é um estudo de adaptação de ferramentas e condições ao trabalho para que haja segurança ao funcionário. Por ex. Imaginem-se como engenheiros de uma construtora, analisando a eficiência de dois empregados, um jovem e um de idade avançada, que executam o mesmotrabalho de remoção de material com o uso de pás iguais. Imaginem o jovem 30 cm mais alto e com capacidade física superior. Imagine ainda, ambos com todas as demais características de funções motoras iguais como, a mesma motivação para o trabalho, boa saúde, etc. Nessas condições, um resultado lógico seria um maior rendimento no trabalho de jovem, mas se os resultados fossem o contrário,explicaria- mos pela ERGONOMIA como uma não adaptação da ferramenta de trabalho, pelo fato do jovem ser mais alto o cabo poderia ser muito curto para ele, provocando a execução do trabalho em posição desfavorável (muito curvado) gerando um cansaço rápido e rendimento baixo. E a pessoa de idade avançada seu rendimento no trabalho seria mais eficiente, pela ferramenta de trabalho se ajustar a suas dimensões.“Ergonomia é o termo designativo da aplicação multidisciplinar de conhecimento que trata de uma série de cuidados que envolvem o homem e as particularidades inerentes a cada tarefa que realiza nas condições de trabalho, observadas as características e limitações individuais.” (Antônio Nunes)

2. DESENVOLVIMENTO

“A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seusmeios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”.

(Conceito da International Ergonomics Association (IEA))

A ergonomia sepreocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é reduzir o cansaço e erros do operário, os acidentes do trabalho e os custos operacionais, custos individuais, pois a ergonomiaremove aspectos do trabalho que em longo prazo, possam provocar ineficiências ou incapacidades físicas, rotatividade no quadro de empregados da empresa. E aumentar a eficiência humana, através de dados que permita que se tomem decisões lógicas, aumentar o conforto do trabalhador, a produtividade. Em Ergonomia, conforto-produtividade andam juntos, não é possível pensar somente no conforto, sempensar na produtividade se não pensar no conforto, porque este resultado de produtividade será transitório.

Nas condições em que a atividade do indivíduo envolve a operação de uma peça de equipamento, na maioria das vezes, ele passa a constituir, com este equipamento, um sistema fechado. Este visa apresentar muitas das características de auto-regulamentação (feedback). Como dentro de talsistema é o indivíduo quem usualmente decide, torna-se necessário que ele seja incluído no estudo da eficiência do sistema. Para que a eficiência seja máxima é preciso que o sistema seja projetado como um todo, com o homem completando a máquina e esta completando o homem. São estudadas as funções dos indivíduos, o sexo dos operadores e como será seu desempenho em relação às atividades, ou seja, otamanho, a idade dos operadores e usuários de um determinado equipamento, a força com que esta máquina será usada no país onde é feita, ou no exterior.
Para a implantação de técnicas de ergonomia em uma empresa é preciso formar uma comissão para esse fim, um grupo técnico-operacional da própria organização que inclua representantes dos trabalhadores, engenheiros, pessoas da área de compras,...
tracking img