Ergonomia nas empresas - pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] | |
| |INSTITUTO POLITECNICO |
| |CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA |Alessandro Rodrigues, Brenda Dutra, Geysah Silva, Glayce Hellen Moura, Samantha Luane, Welbert Yuri
















ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho Prático 1 – 2012/2





















Belo Horizonte

2012

Alessandro Rodrigues

Brenda Dutra

Geysah Silva

Glayce Hellen MouraSamantha Luane

Welbert Yuri










ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho Prático 1 – 2012/2





A pesquisa de campo a ser desenvolvido é apresentada como requisito de avaliação do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNA para aprovação na disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho.Professor (a) Orientador (a): Paulo Roberto Ferreira.









Belo Horizonte

2012


RESUMO

O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo ergonômico em uma empresa no segmento de construções, indústria e comércio, destacando os pontos críticos relacionados à qualidade de vida do empregado dentro da mesma. Para isso, o estudo envolveu uma abordagem em formade entrevista, avaliando um programa de ergonomia a partir de características e objetivos apresentados. Através do estudo do caso, foram selecionadas sugestões de melhorias integradas ao sistema de gestão da saúde, segurança do trabalho e ergonomia.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................... 5

2.DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 12

3. CONCLUSÃO......................................................................................................... 22

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................... 23

5.ANEXOS................................................................................................................. 24













































1. INTRODUÇÃO

Devido à prática diária de exercícios, temos nossa saúde e qualidade de vida afetada pelo ambiente de trabalho.

Considerando este fator, a ergonomia tem como objetivo adaptar o local de trabalho as exigências dohomem; trazendo soluções para certificar que o trabalhador permaneça seguro, confortável e produtivo.

Será analisada no decorrer deste trabalho a ergonomia de uma indústria e prestadora de serviços, destacando falhas e possíveis soluções.



2. DESENVOLVIMENTO




Setor Usinagem II - plaina, fresa, mandrilhadoras e furadeiras radial.

Atividades: O operador de furadeiraradial prepara e posiciona os materiais a serem trabalhados, prepara a operação da máquina, opera a furadeira na execução das etapas de trabalho obedecendo às especificações e retira o material após encerrar a execução da operação.

Riscos físicos: Ruído - proveniente dos equipamentos do setor e de setores próximos, operador de furadeira radial sujeito à - NEQ de 85,5dB (a).

Medidas deprevenção: Por tudo aquilo que os trabalhadores são expostos, pode-se considerar a poluição sonora uma das formas de maior potencial danoso à saúde. As medias de controle do ruído são basicamente de três ordens: na fonte, no meio e no homem, respectivamente pelas suas prioridades.

Providências que auxiliam o controle da fonte e a minimização da emissão de ruídos podem ser aplicadas através...
tracking img