Ergonomia na construção civil

Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - FUNCEFET.

Disciplina: Ergonomia.
Assunto: ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.
Estudo baseado em colaboradores (Pedreiros), no momento daconcretagem e acabamento de uma cisterna, com aproximadamente 10m³ de concreto, para armazenamento e posterior tratamento de água oriunda de esgoto de casas próximas a praia, localizada em Barra deGuaratiba – RJ.

Leonardo Caldas Ferreira
Turma: 15
Dezembro 2011

1.1 Dados do nosso colaborador:

* Sexo: Masculino
* Idade: 45 anos
* Função: Pedreiro
*Tempo na empresa: 03 anos
* Tempo na função: 25 anos

2 Ambiente de Trabalho
2.1 Riscos físicos: Temperatura excessiva (calor) e trânsito de pessoas por se tratar de obra em umapraia, ou seja, e necessário muito cuidado com o trânsito de materiais e equipamentos.
2.2 Riscos químicos: manipulação de produtos químicos (micro-sílica e concreto usinado).

3 Posto deTrabalho
Concretagem de uma cisterna, com a finalidade de armazenamento de água, oriunda de esgoto das casas localizadas próximas a praia. Esse volume de água será bombeamento para tratamento.Temos nessa concretagem, aproximadamente 10m³ de concreto.

4 Apreciação e Diagnose Ergonômica

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4
No momento da concretagem do canal, tivemos que usaraproximadamente 10m³ de concreto (piso + paredes).
A figura 1, representa o momento em que o nosso pedreiro está acertando o topo das paredes após a concretagem. O nosso empregado exerce posturasprejudiciais provocando flexão constante do tronco e das pernas.
A figura 2, representa o momento da concretagem no interior do canal. A forma como se segura a mangueira possui uma grandepossibilidade de um acidente, já que no momento em que o concreto é bombeado, a mangueira é constantemente vibrada com a pressão.

5 Apreciação e Diagnose Ergonômica
O movimento da colher de pedreiro para...
tracking img