Ergonomia Gustavo Gabriela Camila Rohling Sabrina Devolutiva

672 palavras 3 páginas
A palavra Ergonomia tem origem dos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras). De acordo com João Gomes Filho (2004, p. 17) todos os processos ergonômicos que conhecemos hoje surgiram informalmente nos períodos pré-históricos na criação de objetos que garantiam a sobrevivência. Estes poderiam ser armas, moradias, utensílios domésticos, ferramentas, vestimentas, etc. De acordo com a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia):

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.

Segundo Iida (2005), os ergonomistas trabalham em três domínios de especialização, são eles: ergonomia física - relacionada com a anatomia humana e atividades físicas -, ergonomia cognitiva - relacionada a mente e ao raciocínio - e a ergonomia organizacional - relacionada com a otimização do trabalho. Desta maneira, a ergonomia estuda o antes, o durante e o depois da interação entre homem, máquina e ambiente.
O principal objetivo de seu estudo, é assegurar a saúde, segurança e satisfação do trabalhador, reduzindo os acidentes e a fadiga. A eficiência não é um objetivo primário, mas sim uma consequência da boa organização do trabalho, e nunca estará acima dos três principais (IIDA, 2005).
Temos como entendimento que todos os produtos tomam como característica absoluta atender às necessidades do ser humano em relação ao objeto, desta maneira um design estrutural pode trazer vantagens em relação a outros produtos no mercado. Quando fala-se de design de embalagens, a procura por este destaque em meio a inúmeros outros produtos, deve-se iniciar do princípio da satisfação do consumidor.
Com estes princípios em mente, torna-se necessário evitar somente os aspectos externos e atentar-se à relação com a ergonomia e funcionalidade do produto. É importante

Relacionados