Ergonomia Cognitiva ( Resumo Cañas e Waerns

1437 palavras 6 páginas
A ergonomia cognitiva visa analisar os processos cognitivos implicados na interação: a memória (operativa e longo prazo), os processos de tomada de decisão, a atenção (carga mental e consciência), enfim as estruturas e os processos para perceber, armazenar e recuperar informações. O objetivo da Ergonomia Cognitiva não é tentar entender a natureza da cognição humana, mas descrever como a cognição humana afeta o processo laborativa e por ele é afetada, compreende os aspectos cognitivos como sendo constituídos de modos operatórios, de sequências de ação, de gestos, de sucessões de busca e de tratamento de informações, de comunicações verbais ou gráficas de identificações de incidentes ou de perturbações que caracterizam a tarefa efetiva realizada pela pessoa.
Dessa forma, é preciso realizar registros que possam descrever as etapas, o desenvolvimento temporal das atividades, as estratégias utilizadas, verbalizações e as relações entre essas variáveis, bem como identificar variáveis que possam modificar a situação corrente. Observar uma ação consiste em identificar os gestos, os objetos manipuladores em um contexto cuja combinação tem um significado para o observador. Nesse sentido, é necessário explicar os elementos que compõe a ação para o observador”. Uma ação tem sempre um objetivo para quem a realiza e que nem sempre é acessível simplesmente pela observação, devendo o ergonomista buscar através da verbalização as razões que levam a pessoa a realizar tal ação.
O primeiro nível com que nos encontramos é o sensor motor. É nesse nível nos interessamos por como as pessoas aprender, por exemplo, a se adaptar e usar cognitivamente implante neural. Quando uma pessoa recebe um implante de um órgão motor artificial, uma mão por exemplo, suas ações não voltam a ser as mesmas de antes, fundamentalmente porque não se dispõe de retroalimentação sensorial direita. Posto que muitas funções motoras são dependentes dessa retroalimentação sensitiva, qualquer artefato que compensa

Relacionados

  • Artigo cietifico - carga cognitiva - modelo srk de rasmussen
    4998 palavras | 20 páginas
  • as concepiçoês pedagogicas na historia da educação brasileira
    57146 palavras | 229 páginas
  • Estratégias de gestão de carga de trabalho de condutores de uma linha de produção em indústria automotiva
    68911 palavras | 276 páginas