Ergonomia Antropometrio

1723 palavras 7 páginas
Ergonomia, Antropometria e Biomecânica

A Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano. Engenharia dos fatores humanos como é denominada nos Estados Unidos, (Human Factors) a ergonomia não é uma simples disciplina científica se não uma síntese que integra as ciências biológicas, (psicologia, antropologia, fisiologia, medicina, etc.) com a engenharia .
A Ergonomia foi aplicada inicialmente no setor industrial e militar, posteriormenteaplicou-se como o desenho dos espaços interiores de uma casa, equipamentos sanitários entre oiutras atividades cotidianas domesticas. Entretanto, ainda é frequente a não relação entre o tipo fisico do individuo e a adaptação ao seu trabalho diario.
Atualmente a Ergonomia busca estudar uma diversidade de fatores que são: o homem e suas características físicas, fisiológicas e psicológicas; a máquina que constituem todas as ferramentas, mobiliário, equipamento e instalações; o ambiente que contempla a temperatura, ruídos, vibrações, luz, cores, etc.; a informação que refere-se ao sistema de transmissão das informações; a organização que constitui todos os elementos citados no sistema produtivo considerando horários, turnos e equipes; e as conseqüências do trabalho onde entram as questões relacionadas com os erros e acidentes além da fadiga e o estresse. A meta principal da Ergonomia constitui a segurança e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com os sistemas produtivos. A eficiência é conseqüência e não fim, pois se colocada a eficiência como objetivo principal poderia significar sofrimento e sacrifício dos

Relacionados