Ergonometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOMETRIA
Trata das medidas físicas do ser humano A partir da década de 40: Necessidade de medidas cada vez mais confiáveis. Desenvolvimento da produção em massa. Aumento considerável nos custos de produção. Atualmente, com a crescente globalização da economia, necessidade de estabelecer padrões mundiais e levar em consideração variáveis como etnias, regiões e culturas.

Três BiótiposBásicos (Willian Sheldon, 1940)
• Endomorfo: corresponde àquele indivíduo gordo, isto é, MMSS e II curtos e flácidos, abdômen cheio, ombros e cabeça redondo, e tórax com aparência pequena; • Mesomorfo: indivíduos com tipo atlético, ou seja, ombro e peitos largos, braços e pernas musculosos e abdômen pequeno. Apresenta pouco tecido gorduroso subcutâneo; • Ectomorfo: indivíduo longilíneo o qual possuiface magra (testa alta), pescoço fino e comprido, ombros caídos e largos, tórax e abdômen com espessura e largura diminuídos.

Diferenças Individuais

• Apesar dessa classificação, a maior parte dos indivíduos não se encaixam em todas as características desses biótipos. • Outros fatores que influenciam nas medidas antropométricas são raça, idade, sexo, época (hábitos alimentares, de práticaesportiva, etc).

Fatores de Variação
Sexo - Homens e Mulheres apresentam diferenças significativas. Ex.: estatura, comprimento dos braços e pernas, proporções corporais, etc. Idade - Corpo com diferentes proporções: cada parte do corpo tem velocidade diferente de crescimento; diferenças individuais de crescimento; após os 30/35 inicia-se o envelhecimento afetando estatura/postura. Época – Aolongo da história o homem tem aumentado sua estatura. Clima – povos de clima quente formas lineares povos de clima frio formas esféricas

Etnias e Evolução
Etnias – Influencia na estatura e nas proporções. Ex.: África temos os pigmeus ( H 143,8 cm e M 137,2 cm) e os negros nilóticos (Sudão) (H 182,9 cm e M 168,9 cm) Variações Extremas: • -- Diferenças entre os homens mais altos (97,5%) e asmulheres mais baixas (2,5%) oscilam muito, entre 188,0 cm e 149,1 cm. • -- O homem é cerca de 10 cm em média mais alto que a mulher. • -- Dimensões laterais distintas. (Ex. Gravidez + 80%).

Realização de Medidas Antropométricas
1º - Selecionar amostra significativa de sujeitos que serão usuários ou consumidores do sistema, produto ou objeto. 2º - Definir onde ou para que serão usadas asmedidas. Definir as medidas. 3º - Escolher o método de medida (diretos ou indiretos). 4º - Realizar medições com pessoal treinado. 5º - Executar análise estatística das medidas. Em antropometria as medidas seguem uma distribuição normal ou de Gauss (calcular média e desvio-padrão). 6º - Calcular o intervalo de confiança para os percentis desejados.

95% 5%

μo

Exemplo: VariávelAntropométrica e Variável de Projeto.
Medidas Críticas: a) b) c) d) e) f) Altura Lombar: encosto da cadeira. Altura Poplítea: do assento. Altura do cotovelo: da mesa. Altura da coxa: espaço entre assento e mesa. Altura dos olhos: posicionamento do monitor. Outros: altura do teclado; suporte para o texto, suporte para braços, etc.

Antropometria Estática
MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
NA POSIÇÃO SENTADA
MEDIDAB1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 B10 DESCRIÇÃO Assento- pé Sacro - poplítea Assento - cabeça Assento - olho Assento - ombro Assento - cotovelo
B1 B3 B4 B5 B7 B6

Assento- altura da coxa Poplítea – extremidade do joelho
B

Comprimento do pé Largura do pé

B9

10

B2

B8

ANTROPOMETRIA ESTÁTICA

Posição Sentada
• Altura da cabeça a partir do assento: distância entre o ponto mais alto dacabeça e o assento. Serve de medida para o apoio da cabeça. • Altura dos olhos a partir do assento: corresponde a distância do assento com a parte lateral dos olhos. Relaciona a linha de visão com qualquer ponto. • Altura do ombro a partir do assento: distância entre o assento e o ponto médio entre o acrômio e o pescoço. Determina a altura dos encostos.

ANTROPOMETRIA ESTÁTICA
• Altura do...
tracking img