ergodesign1b

3213 palavras 13 páginas
Intervenção Ergonomizadora e Design Macroergonômico em curso de graduação em Design: avaliação de liquidificador para uso doméstico
Ergonomics Intervention and Macroergonomics Design in design undergraduation: an evaluation of domestic liquifiers.
Júlio Carlos de Souza van der Linden
Doutorando
Núcleo de Design e Ergonomia PPGEP/UFRGS
Curso de Design Centro Universitário Feevale
Anelise Tauchert
Estudante
Curso de Design Centro Universitário Feevale
Fernanda Justen
Estudante
Curso de Design Centro Universitário Feevale
Palavras-chave: Ensino de ergonomia, Ensino de Design, Metodologia.
Este artigo apresenta o emprego integrado de duas abordagens de avaliação ergonômica, a Intervenção Ergonomizadora e o Design Macroergonômico, no ensino de graduação em Design. Apresenta também um estudo de caso da avaliação de liquidificadores para uso doméstico realizada por estudantes de Design.
Keywords: Ergonomics teaching, Design teaching, Methodology
This article presents the integrated use of two ergonomics evaluation approaches, the Ergonomics Intervention and
Macroergonomics Design, in Design undergraduation. It also presents a case study, that describes an evaluation of domestic liquifiers.

Introdução
“Um dos aspectos mais importantes no ciclo de desenvolvimento do produto é entender o usuário e aprender com ele” (Soares, 2000).
A incorporação da opinião dos usuários durante todas as fases do desenvolvimento de produtos é uma forte tendência hoje na Ergonomia. Diante disso, é importante que desde o primeiro contato com a ergonomia os futuros designers venham a dominar ferramentas que lhes possibilitem conhecer a demanda dos usuários de seus projetos. Da mesma forma, é importante que tenham conhecimento de ferramentas que lhes possibilitem realizar análises, avaliações, intervenções, etc, a partir de uma visão sistêmica, mesmo que não possam contar, por diversas razões, com o engajamento dos usuários.
Os métodos para análise ergonômica de produtos diferem, entre outros

Relacionados