Erewr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho irei falar sobre a importância que a ética tem tanto na vida pessoal quanto na vida social, principalmente dentro das empresas. A ética não é nada mais e nada menos do que o comportamento de cada ser humano, o caráter de cada pessoa. Também será falado sobre as relações humanas no trabalho, que é a convivência em grupo, sabendo lidar com as diferenças de cada um,respeitando e sendo respeitado, o que envolve a sabedoria de cada ser humano.

O CONCEITO DE ÉTICA EM HABERMAS E A FUNÇÃO E O CAMPO DA ÉTICA
Segundo Hebermas, o problema não reside no domínio da razão humana sobre a tecnologia, pois no campo científico e da técnica é perceptível o progresso e a evolução. A questão é o quanto este desenvolvimento técnico influenciou na dificuldade de convivência,diálogo e relacionamento entre os indivíduos.
Hebermas propõe uma razão que oriente o ser humano quanto à relação com a técnica e a ciência, ou seja, num contexto de progresso do conhecimento e uso da realidade mediante o trabalho, mas também um conhecimento racional que sirva para a vivência cotidiana, em sociedade, com vistas à comunicação, ao entendimento, à manifestação de princípios éticosque permitam e promovam a interação entre os sujeitos.
A Ética nos interpela para uma consciência da responsabilidade perante o poder de escolher e tomar decisões. Por isso, as regras ou normas morais não têm o objetivo de ignorar ou apenas cercear a liberdade humana, mas de promover a manifestação de um poder livre, racional e consciente. Nos mais variados contextos, na família, na sociedade,na empresa, são guiados por valores e princípios morais, segundo os quais movemos as intenções de nossa vontade.
No campo profissional tem-se urgência de uma reflexão sobre a Ética e sua implicação no progresso e bom andamento da empresa. O agente que ocupa determinada função deve avaliar-se nos mais variados aspectos, na atividade de produção, no relacionamento de equipe, na sua capacidade deliderança, nas suas competências próprias, enfim, no seu papel como membro ativo da instituição em que atua.
* Diferença entre Ética e Moral:
- A Ética diz respeito à teoria ou ciência que busca explicar o comportamento humano, já a Moral é a respeito de costumes, valores e normas de determinada sociedade ou cultura.
- Ética é algo permanente, não muda conforme as épocas ou costumes de cadapessoa ou sociedade. A Moral é algo temporário, que muda e desenvolve com a mudança e o desenvolvimento de muitas sociedades concretas.

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
O profissional competente é reconhecido pelo seu caráter. É reconhecido por respeitar os outros, cumprir com seus horários, entregar documentos em prazo estipulado e etc. A Ética profissional se inicia desde sempre,implica princípios e valores da empresa, trata de cumprir os deveres e respeitar a meta dos códigos de ética. As qualidades desse profissional, conta com o conhecimento da área onde ele vai trabalhar tendo sempre uma boa motivação para poder aprender cada vez mais e mostrar o seu serviço bem feito.
Ética em si, é o caráter formado pelo jeito de ser de uma pessoa, ela tem seus valores e princípiossobre o ser humano na sociedade em que vive. Ela é basicamente uma forma de equilibrar um bom desenvolvimento social, ajudando a todos para ninguém ser prejudicado de forma alguma.
A Ética diferencia o bem e o mal. Uma pessoa que é ética, procura sempre ter atitudes honestas, o que ajuda muito em um ambiente de trabalho, pois esse trabalhador ético é bem visto por seus colegas e seu chefe, que oleva a ser valorizado.
Alguns princípios da ética são a justiça, igualdade de direitos, dignidade da pessoa humana, cidadania plena, solidariedade, responsabilidade e fidelidade. Muitos aspectos não são previstos e que fazem parte do comprometimento profissional em ser eticamente correto, é aquele que independente de receber elogios e etc, sempre faz a coisa certa. É sempre bom, o trabalhador...
tracking img