Eregeo GeoUrbana 2005

4635 palavras 19 páginas
1
NOTAS DE GEOMORFOLOGIA URBANA
Homero Lacerda - Universidade Estadual de Goiás/UEG – homerolacerda@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
Esta contribuição é uma tentativa de síntese sobre geomorfologia urbana, com ênfase nas características geomorfológicas do sítio urbano, nas intervenções antrópicas e suas conseqüências em termos de acidentes geomorfológicos.
Cidades são construídas sobre substratos geológico/geomorfológicos com características próprias que vão afetar, às vezes de modo muito negativo, o sítio urbano. Um exemplo é o de cidades construídas sobre leques aluviais, afetadas por inundações (MACKAY, 2002). Também é o caso de cidades construídas em áreas de carste e afetadas por colapsos e subsidências (NAKASAWA et al.
1995). A cidade é, portanto, construída sobre um substrato com características geomorfológicas próprias e a geomorfologia antrópica em sítios urbanos é abordada por Nir (1983), considerando três etapas: período pré-urbano; período de construção; período urbano consolidado.
No período pré-urbano, o uso da terra é predominantemente rural, com alguma atividade de construção. Nesta etapa, acontecem aumento das vazões máximas, erosão acelerada e aumento da sedimentação nas drenagens e corpos d’água.
No período de construção, grandes áreas são expostas aos agentes climáticos, devido à execução de cortes e aterros, construção do sistema viário, edificações e instalação da rede de drenagem das águas pluviais e outros elementos da infra-estrutura urbana. Mesmo quando são tomadas medidas mitigadoras, estas atividades resultam em erosão no sítio em construção e sedimentação a jusante. O escoamento superficial aumenta e algumas drenagens podem ser eliminadas em obras de terraplanagem. No período urbano consolidado, o sítio urbano é marcado por uma nova topografia, impermeabilização extensiva, drenagem totalmente ou parciamente artificial, com descarga fora da área urbana. Nesta fase ocorrem aumento do pico de cheia, com inundações a jusante do sitio urbano e

Relacionados