Eratotenes e o raio da terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Matemática



Eratóstenes e o raio da Terra
Foi Eratóstenes de Alexandria (276–196 a.C.), quem fez o cálculo do raio da Terra mais célebre da antiguidade.

Era bibliotecário naGrande Biblioteca de Alexandria e foi lá que encontrou, num velho papiro, indicações de que no dia 21 de Junho (solstício de Verão no hemisfério norte), ao meio-dia, o Sol refletia-se nas águas de umpoço muito fundo situado na cidade de Syene (que ficava exatamente no limite da zona tropical e no mesmo meridiano de Alexandria)
Pensou que para que a luz do Sol se pudesse refletir nas águas de umpoço muito fundo, este deveria estar bem alinhado com o Sol, isto é, o Sol, o poço e o raio da Terra deveriam estar todos sobre uma mesma reta imaginária, ou por outras palavras, o Sol deveria estar nozênite, exatamente sobre a cabeça do observador.
Mas também lhe foi dito que ao meio-dia do dia 21 de Junho, em Syene, uma vareta fincada no chão não produzia sombra!
Este fato não era observado emAlexandria e portanto Eratóstenes meditou sobre o fato de a Terra ser ou não ser plana!
Se fosse plana, a vareta não produzia sombra, ao meio dia de 21 de Junho quer em Syene quer em Alexandria. Eisso não acontecia, pelo que a Terra não é plana!- afirmou Erastótenes.


Fig1 Fig 2
Efetuou experiências, com materiais e constatou que quanto maiscurva fosse a superfície , maior seria a diferença no comprimento das sombras.

E este fato deveria passar-se com a Terra.

Fig 3
Erastótenes pressupôs que os raios de luz do Sol chegavam à Terraparalelos ou pelo menos se comportavam como tal, face à grande distância do Sol da Terra e que as varetas fincadas verticalmente no chão em lugares diferentes lançariam sombras de comprimentosdistintos.

Eratóstenes decidiu,então, fazer mais uma experiência.

Ele mediu o comprimento da sombra em Alexandria ao meio-dia de 21 de Junho, quando a vareta em Syene não produzia sombra.

Assim...
tracking img