DESIDERIUS ERASMUS

Nascido em Roterdã em 1469 e falecido em Basel em 12 de julho de 1536, Desiderius Erasmus foi o maior intelectual europeu do século dezesseis. Usando a filologia de que haviamsido pioneiros os humanistas Italianos, ajudou a lançar os fundamentos para o estudo histórico-crítico do passado, especialmente em seus estudos do Novo Testamento grego e dos Padres da Igreja. Suasobras educacionais contribuíram para a substituição do velho currículo escolástico pela nova ênfase dada aos clássicos pelo humanismo renascentista. Por criticar os abusos eclesiásticos, enquantoapontava para uma época melhor no passado distante, ele encorajou a urgência por reformas, as quais encontraram expressão tanto na Reforma Protestante como na contra-reforma Católica. Finalmente, suaposição independente em uma época de controvérsias religiosas ferozes -- rejeitando tanto a doutrina de Lutero da predestinação quanto os poderes que eram reivindicados pelo papa -- fez dele um alvo dasuspeita dos partidários dos dois lados e um farol para aqueles que valorizavam a liberdade mais do que a ortodoxia. Órfão junto com um irmão escolheu ser padre Agostiniano. Após sua ordenação em abril de1492, foi secretário para latim do bispo de Cambrai. O bispo o enviou à Universidade de Paris para estudar teologia em 1495, após o que ele foi, por algum tempo, professor particular.

OBRA DE ERASMOA obra de Erasmo apresentou um programa de ensino fundado na natureza, no método e no exercício, cuja estratégia era baseada no ensino gradual e progressivo, das noções simples às mais elevadas,das fábulas às gramáticas gregas e latinas. Tudo isso iniciado pelo estudo da linguagem. Assim, segundo ele, seria possível moldar um bom caráter através da educação. O texto não é longo e é dirigido aum educador preocupado com a educação de seu aluno, um nobre. Nele são comuns exemplos sacados da vida cotidiana e as referências aos autores clássicos, cristãos ou não, demonstrando a grande... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Erasmo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html

MLA

"Erasmo" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html>.

MLA 7

"Erasmo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html>.

CHICAGO

"Erasmo." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html.