Erasmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1415 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIDERIUS ERASMUS

Nascido em Roterdã em 1469 e falecido em Basel em 12 de julho de 1536, Desiderius Erasmus foi o maior intelectual europeu do século dezesseis. Usando a filologia de que haviam sido pioneiros os humanistas Italianos, ajudou a lançar os fundamentos para o estudo histórico-crítico do passado, especialmente em seus estudos do Novo Testamento grego e dos Padres da Igreja. Suasobras educacionais contribuíram para a substituição do velho currículo escolástico pela nova ênfase dada aos clássicos pelo humanismo renascentista. Por criticar os abusos eclesiásticos, enquanto apontava para uma época melhor no passado distante, ele encorajou a urgência por reformas, as quais encontraram expressão tanto na Reforma Protestante como na contra-reforma Católica. Finalmente, suaposição independente em uma época de controvérsias religiosas ferozes -- rejeitando tanto a doutrina de Lutero da predestinação quanto os poderes que eram reivindicados pelo papa -- fez dele um alvo da suspeita dos partidários dos dois lados e um farol para aqueles que valorizavam a liberdade mais do que a ortodoxia. Órfão junto com um irmão escolheu ser padre Agostiniano. Após sua ordenação em abril de1492, foi secretário para latim do bispo de Cambrai. O bispo o enviou à Universidade de Paris para estudar teologia em 1495, após o que ele foi, por algum tempo, professor particular.

OBRA DE ERASMO

A obra de Erasmo apresentou um programa de ensino fundado na natureza, no método e no exercício, cuja estratégia era baseada no ensino gradual e progressivo, das noções simples às mais elevadas,das fábulas às gramáticas gregas e latinas. Tudo isso iniciado pelo estudo da linguagem. Assim, segundo ele, seria possível moldar um bom caráter através da educação. O texto não é longo e é dirigido a um educador preocupado com a educação de seu aluno, um nobre. Nele são comuns exemplos sacados da vida cotidiana e as referências aos autores clássicos, cristãos ou não, demonstrando a grandefamiliaridade de seu autor para com a cultura clássica.
É importante lembrar que o significado dado por Erasmo à noção de educação liberal, é próximo de uma oposição à educação monástica (e Escolástica).
A pedagogia erasmiana, ao tratar com acurada atenção a psicologia infantil,
prefigurou a pedagogia e a educação modernas. A ligação feita por ele entre educação e moral acabou conformando o gostoburguês e a etiqueta, posteriormente.
Acreditava Erasmo que a educação das crianças era um dever e uma missão dos pais.
Erasmo entendia a educação num sentido moral, escolar e cultural. Era uma visão ampla de educação. Os métodos de ensino deveriam ser, naturalmente, mais amplos do que aqueles simplesmente escolares. Para ele, só a educação poderia superar a natureza, pois, ela pode prepararuma pessoa para a vida familiar e social.
Tornar-se homem é a tarefa do indivíduo educado, segundo ele, não se nasce homem. Sem a educação, sem a instrução e sem a filosofia, o homem é inferior aos animais, conforme sua visão. Sem elas o homem recusa a própria racionalidade, valor supremo da condição humana. Assim, ele considerava o abandono intelectual um grande crime cometido pelos pais, econcebia os planos da pedagogia e da ética como indissociáveis.
Para Erasmo, que acreditava na bondade humana, o homem tende, naturalmente, para o bem. Toda pedagogia, segundo sua visão, deveria aproveitar o pendor infantil para a imitação e tornar o fato um fator da aprendizagem atentando para que as crianças não tenham hábitos ou exemplos ruins para imitarem. Desse modo, a educação, que é tambémuma moral, cumpriria seu destino e seu papel social.
A base geral da educação, segundo o texto de Erasmo, é sustentada por três fatores, a saber:
A regra geral do sucesso do homem consiste principalmente em três fatores: a natureza, método e exercício. Com a expressão natureza quero dizer a disposição e a propensão natural ao bem. Chamo de método a doutrina que consiste em ensinamentos...
tracking img