DESIDERIUS ERASMUS

Nascido em Roterdã em 1469 e falecido em Basel em 12 de julho de 1536, Desiderius Erasmus foi o maior intelectual europeu do século dezesseis. Usando a filologia de que haviam sido pioneiros os humanistas Italianos, ajudou a lançar os fundamentos para o estudo histórico-crítico do passado, especialmente emseus estudos do Novo Testamento grego e dos Padres da Igreja. Suas obras educacionais contribuíram para a substituição do velho currículo escolástico pela nova ênfase dada aos clássicos pelo humanismo renascentista. Por criticar os abusos eclesiásticos, enquanto apontava para uma época melhor no passado distante, ele encorajou aurgência por reformas, as quais encontraram expressão tanto na Reforma Protestante como na contra-reforma Católica. Finalmente, sua posição independente em uma época de controvérsias religiosas ferozes -- rejeitando tanto a doutrina de Lutero da predestinação quanto os poderes que eram reivindicados pelo papa -- fez dele um alvo dasuspeita dos partidários dos dois lados e um farol para aqueles que valorizavam a liberdade mais do que a ortodoxia. Órfão junto com um irmão escolheu ser padre Agostiniano. Após sua ordenação em abril de 1492, foi secretário para latim do bispo de Cambrai. O bispo o enviou à Universidade de Paris para estudar teologia em 1495, após oque ele foi, por algum tempo, professor particular.

OBRA DE ERASMO

A obra de Erasmo apresentou um programa de ensino fundado na natureza, no método e no exercício, cuja estratégia era baseada no ensino gradual e progressivo, das noções simples às mais elevadas, das fábulas às gramáticas gregas e latinas. Tudo isso iniciadopelo estudo da linguagem. Assim, segundo ele, seria possível moldar um bom caráter através da educação. O texto não é longo e é dirigido a um educador preocupado com a educação de seu aluno, um nobre. Nele são comuns exemplos sacados da vida cotidiana e as referências aos autores clássicos, cristãos ou não, demonstrando a [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Erasmo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html

MLA

"Erasmo" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html>.

MLA 7

"Erasmo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html>.

CHICAGO

"Erasmo." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erasmo/58648.html.