Eras econômicas

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Pesquise sobre as eras econômicas (Era da Terra, Era do Capital e Era do Conhecimento) buscando entender as atividades produtivas e os fatores de riqueza de cada era, observando o impacto das tcnologias em uso em cada uma delas. Elabore um pequeno texto apresentando o que descobriu sobre o assunto, escreva como sua vida é condicionada pelos fatores econômicos e as tecnologias adotadas nasociedade contemporânea.

ERAS ECONÔMICAS

INTRODUÇÃO

Afinal, o que significa “Eras Econômicas”? Essencialmente, são divisões básicas que estudam a evolução das mudanças organizacionais em diferentes períodos.

No mundo empresarial, as mudanças acontecem desde tempos imemoriais. E é nesse contexto que, ao longo dos tempos, as organizações humanas passaram gradativamente por três etapas bemdefinidas. Evidentemente, em cada uma das etapas, as organizações humanas (e por que não, as organizações empresariais?) sofreram drásticas mutações.

Destacam-se, portanto, a Era da Terra, a Era do Capital e a Era Digital.

ERA DA TERRA

Segundo Bowditch e Buono (1999), o homem dedicava-se, principalmente, à agricultura ou ao artesanato e trabalhava na fazenda ou no seu lar, tendo a família comounidade básica de produção. Era da terra que provinham os recursos para o seu sustento; o trabalho e o comércio eram atividades consideradas pouco dignas, realizadas por escravos e cidadãos pouco respeitáveis. Naquela época, era tido como legítimo que a elite governasse, os militares defendessem o status e a integridade do Estado e, quando necessário, atacassem outros povos para capturar escravospara que esses trabalhassem.

Com o passar do tempo, os escravos foram substituídos por lavradores e artesãos. Embora livres, continuaram dependentes das elites, que geralmente, eram os proprietários das terras e, ainda, precisavam pagar pesados impostos aos governantes para que pudessem exercer as suas atividades profissionais. Devido à natureza estática dessa sociedade, as pessoas erampredestinadas às suas situações na vida e essas regras não eram questionadas. O modo de executar o trabalho era ensinado de pai para filho e não havia grande empenho em modificar a forma de trabalhar.

Instaurada assim a considerada a mais longa de todas: A Era da Terra que durou desde o início da humanidade até a Revolução Industrial, em 1776, quase final do século XVIII.

Galgada na principalriqueza, a terra, essa Era foi marcada pela atividade tipicamente pastoril e agrícola.

Durante longos e longos séculos, o homem viveu basicamente da terra e dos produtos que eram extraídos dela. Caracterizando a base de sustentação e provento do homem. O seu modo de produção foi evoluindo lenta e inexoravelmente com o gradativo aprendizado e com a tecnologia manufatureira, artesanal, rudimentar eprimitiva.

Dessa forma, a improvisação, a ausência de métodos de trabalho, o exorbitante desperdício e o despreparo humano foram as marcas desse longo período da humanidade. Graças ao Feudalismo, no início da Idade Média, essa Era culminou.

Assim, com a inserção da tecnologia através de equipamentos avançados, métodos adequados de trabalho e esquemas de treinamento para o preparo profissionaldas pessoas, observou-se que o desperdício foi substancialmente reduzido e melhorias foram alcançadas com mais viabilidade.

ERA DO CAPITAL

A segunda etapa teve início com a segunda fase da Revolução Industrial, ou seja, a partir de 1860, em pleno o século XIX. É a época da industrialização, na qual o capital constituiu a principal fonte de riqueza. Nesse caso, o ferro foi rapidamentesubstituído pelo aço, material industrial básico, e o vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo, principais fontes de energia.

A Era do Capital provocou um importante surto no desenvolvimento industrial e o gradativo distanciamento entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Estável, previsível e tranqüilo, assim era o ambiente empresarial até a metade do século XX. Exigia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual A Mais Economica
  • Economica
  • Economica
  • economica
  • Economica
  • A era economica
  • economica
  • ECONOMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!