Era vitoriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Era vitoriana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Rainha Vitória (aqui mostrada na manhã de sua ascensão ao trono, em 20 de junho de 1837), deu o nome para a era histórica.
A Era Vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da Rainha Vitória, em meados do Século XIX, a partir de Junho de 1837 a Janeiro de 1901.
Este foi um longoperíodo de prosperidade e paz (Pax Britannica) para o povo britânico, como os lucros adquiridos a partir da expansão do Império Britânico no estrangeiro, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial e o surgimento de novas invenções, isso permitiu que uma grande e educada classe média se desenvolvesse.
Alguns estudiosos poderiam estender o início do período à época da aprovação do Atode Reforma de 1832, como a marca do verdadeiro início de uma nova era cultural. A Era Vitoriana foi precedida pela Era da Regência ou Período Georgiano e antecedeu o período Eduardiano. A segunda metade da Era Vitoriana coincidiu com a primeira parte da Belle Époque, ocorrido principalmente na Europa continental.
Ao final do século, as políticas do Novo Imperialismo levou ao aumento de conflitoscoloniais e eventualmente, a Guerra Anglo-Zanzibari e a Guerra dos Bôeres na África. Internamente, a política se torna cada vez mais liberal, com uma série de mudanças graduais na direção de reformas políticas e ao alargamento dos direitos do voto.
Durante a Era Vitoriana a população da Inglaterra quase duplicou, passando de 16,8 milhões em 1851 para 30,5 milhões em 1901. A população da Irlandadiminuiu rapidamente, de 8,2 milhões em 1841 para menos de 4,5 milhões em 1901.
No início da Era Vitoriana, a Câmara dos Comuns foi dominada por dois partidos, os "Whigs" e os "Tories". A Partir de 1850 os Whigs são chamados de Liberais e os Tories ficaram conhecidos como Conservadores. Ambas as partes foram lideradas por estadistas proeminentes incluindo Lorde Melbourne, Sir Robert Peel, LordeDerby, Lorde Palmerston, William Gladstone, Benjamin Disraeli e Lord Salisbury.
Índice  [esconder]  * 1 Eventos * 2 Cultura * 2.1 Na Arquitetura * 2.2 Na literatura * 2.3 No drama * 2.4 Na religião * 2.5 Na música * 2.6 No esporte |
Na literatura
* Os romances de George Eliot, Thomas Love Peacock, Charles Dickens, Sir Arthur Conan Doyle, Anne Brontë, WilkieCollins, Oscar Wilde, Charlotte Brontë, Emily Brontë, Walter Scott, William Makepeace Thackeray, Lewis Carroll, Robert Louis Stevenson e Thomas Hardy.
* A poesia britânica de Alfred Tennyson, William Morris, Dante Gabriel Rossetti, Algernon Charles Swinburne, Matthew Arnold, Christina Rossetti, Emily Brontë, Lionel Johnson, Ernest Dowson, o jovem W.B. Yeats, Thomas Hardy, Gerard ManleyHopkins, Alfred Edward Housman e de Robert Browning.
* As redações Thomas Carlyle, John Henry Newman, John Stuart Mill e Walter Pater.
A década de 1890 é de particular interesse, onde viram-se as primeiras tentativas por parte dos escritores ingleses de adotar os métodos e ideais dos simbolistas franceses.
[editar]No drama
* Adaptações para os palcos do Frankenstein de Mary Shelley e do novogênero de romances sobre vampiros. Em 1849 as histórias de Frankenstein e dos vampiros são finalmente combinadas em Frankenstein; ou A Vítima do Vampiro. Em 1887, The Model Man, uma peça teatral na qual o monstro Frankenstein e um vampiro estão no Ártico, aparece em Londres.
* O drama e espírito de humor de Oscar Wilde.
* Controvérsia sobre as peças de Henrik Ibsen no palco de Londres, comhomens como James Joyce e George Bernard Shaw apoiando o novo estilo dramático oriundo da Noruega.
A ÉPOCA VITORIANA
Introdução
O Período histórico inglês (notadamente o governo da Rainha Vitória), denominado Período ou Época Vitoriana, foi de grande efervescência política e intelectual. As datas são demarcadas desta forma: no ano de 1837 teve seu início e no ano de 1901 seu fim.Em certo...
tracking img