Era vargas e paeg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01 – Apresente uma síntese sobre a Era Vargas (de 1930 a 1937 e 1937 a 1955):
R: Getúlio Vargas assumiu o poder político da nação em 1930 em um contexto econômico contraditório. Enquanto parte da burguesia exigia investimentos na área industrial, outro setor: o das oligarquias rurais; exigiam apoio à cafeicultura que estava defasada por conta da crise 1929.
Pois foi com a crise de 29 na Bolsade Nova Iorque que se torna nítido as vulnerabilidades da economia brasileira em se limitar a produzir apenas um produto que estava vinculado de maneira quase que exclusiva a demanda externa. Como consequência dessa limitação econômica, após a crise a cafeicultura foi arruinada, comércios e industrias faliram, o desemprego e o êxodo rural se tronaram problemas para as grandes cidades.
Nessecenário, durante seu primeiro Governo, ao qual convencionalmente chamamos de “Governo Provisório”, Getúlio Vargas buscou alternativas viáveis para a economia brasileira. Contudo, além da falta de diversificação da economia o Brasil ainda tentava combater sua divida externa. O que caracterizou esse período também como um esforço na tentativa de pagamentos das dividas e uma maior preocupação com asobrigações do país em relação ao exterior.
Em 1937 graças a um golpe militar liderado por Getúlio Vargas inicia-se o “Estado Novo”, durante esse governo as resistências contra Vargas serão menores, uma vez que, um dos principais objetivos dos militares era o desenvolvimento do parque industrial brasileiro. E essa proposta atendia as reivindicações de todas as partes da sociedade (burocracia estatal,burguesia industrial e militar). Uma medida importante desse governo se refere a “moratória unilateral”, onde o Brasil deixava de pagar os compromissos com o exterior de modo a amenizar as dificuldades encontradas no Balanço d Pagamentos, contudo devido à extrema dependência do Brasil em relação ao mercado internacional essa medida não obteve sucesso.
Há de destacar também outras três importantesmedidas do governo Vargas nesse período, a primeira refere-se à criação do “imposto interestadual”, taxando os produtos consumidos em um estado e produzido em outro. E a segunda medida refere-se à obrigatoriedade do pagamento de um salário mínimo para a classe trabalhadora. Outra medida, foi à adoção de uma política de cunho nacionalista, restringindo os financiamentos externos na economiabrasileira, abandonando os princípios neoliberalistas pregados vigorosamente pelos EUA.
Apesar de todas as medidas varguistas apontarem para o fim da dependência externa, havia muitos produtos e setores que ainda não eram autossuficientes em sua produção. Tanto que já no ano de 1945, o Brasil já não se apresentava mais como um país agroexportador, entretanto, ainda não havia conseguido se tornarindustrializado. Desse modo para acelerar seu projeto desenvolvimentista Vargas criou medidas para estimular o DI. No entanto, essa medida foi prejudicada pelo fator político,sendo que, nesse período Vargas já estava desgastado politicamente e enfrentava pressões de todos os lados. O que leva Vargas ao suicídio no dia 24 de agosto de 1954, fato que provocou uma grande comoção social no país.

02 –Descreva as principais características do governo de JK, dando ênfase aos aspectos acerca do Plano de Metas:
R: O governo de Juscelino Kubitschek é marcado pela ênfase na necessidade de promover o desenvolvimento e a ordem. Para esse objetivo que é criado o Plano de Metas além do desenvolvimento do DI da economia. Mantendo o discurso desenvolvimentista JK procurou estabelecer bases de uma economiaindustrial madura no país, especialmente aprofundando o setor de bens de consumo duráveis, por exemplo a indústria automobilística.
A intenção de JK era fazer o país crescer 5 anos o que levaria para crescer em 50, esse alto crescimento se daria a partir de soma de investimentos que seriam direcionados para setores considerados estratégicos pelo governo, compreendendo 31 metas (contanto com o...
tracking img