Era uma vez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Era uma vez...
Projeto interdisciplinar








1. Dados de identificação:
2. Tema:”Era uma vez...”


3. Análise da realidade:
A Escola Estadual Jairo Brum, atende Educação Infantil e o Ensino Fundamental, contando com 300 alunos, nos períodos do turno da manhã e da tarde. A maioria dos alunos vem acompanhado dos pais ou de transporte escolar, sendo eles dediferentes bairros, de classe baixa e média.
A escola é composta por um quadro de 32 professores, uma diretora e duas vice-diretoras e 20 funcionários distribuídos em várias funções. Possui uma sala de informática com 15 computadores, uma biblioteca ampla, com literatura variada, uma brinquedoteca, um pátio amplo, espaço verde, 10 salas de aulas, estas compostas por uma televisão, um DVD, umquadro negro. As salas são bem estruturadas e climatizadas, sendo um ambiente seguro e aconchegante.
Do 6º ano até o 9º ano, eles estudam na parte da manhã. Do 2º ano até o 5º, na parte da tarde, sendo estas compostas por 30 alunos. O 1º ano e as turmas de Educação infantil, níveis A1 e A2, são compostas por 20 crianças, em período integral, estes com faixa etária – 3 a 4 anos, sendoacompanhados por uma professora e uma monitora. No turno da manhã, são realizadas as atividades pedagógicas, que desenvolvem a coordenação motora, a psicomotricidade, a área motora. No turno da tarde, são realizadas atividades de recreação, atividades dirigidas e livres.
Os alunos possuem um elo afetivo com as educadoras da sala, relacionam-se bem com os colegas, e com os outros funcionáriosda escola.
A mesma tem uma organização de espaço e tempo, tendo horários para todas as atividades.


4. Objetivos:


4.1_ Objetivo geral:
Priorizar as vivências lúdicas a fim de criar possibilidades de encantamento, onde o criar, o imaginar e o fantasiar esteja presente no cotidiano para que compreendam e redimensionem seus entendimentos.


4.2_Objetivosespecíficos:
_Incentivar a formação da linguagem oral e a aquisição de novos vocabulários, através da narração da história, buscando despertar interesse, instigando-os a novos saberes frente ao tema a desenvolver.
_Oferecer um espaço de brinquedos e brincadeiras, onde a criança consiga fazer uma organização do espaço para o convívio social que vai ao encontro com a formação de hábitos decomportamentos.
_Despertar o interesse dos alunos através da pesquisa em descobrir outras formas de brincar, para que se possibilite um brincar de forma criativa e prazerosa.
_Demonstrar através de atividades lúdicas, fazendo da brincadeira um subsídio indispensável na construção do espaço e do meio em que cada criança convive, para promover interação e socialização._Proporcionar dinâmicas de gestualidade facial, para que consigam interpretar a linguagem das expressões faciais.
_Comparar, classificar, seriar, utilizando de diferentes objetivos para que percebam as diferenças, e formem grupos.
_Estimular o interesse pela leitura através da dramatização de histórias para que possibilite o uso da imaginação e o senso observatório.
_Deslocar-se comdestreza no espaço ao andar, pular, correr, rodar, engatinhar, entre outros para que se desenvolvam atitudes de confiança na própria capacidade motora.
_Localizar e reconhecer o seu espaço de convivência, para que consigam conviver e trabalhar coletivamente


5. Conteúdos:
História e Geografia: Espaço, localização e relações sociais.
Corpo e movimento: Localizaçãoespacial, expressão corporal, capacidade motora, força e agilidade.
Matemática: Resolução de desafios matemáticos ( classificar, comparar e seriar).
Linguagem: Leitura e interpretação.
Arte: Leitura de imagem, pintura, colagem e dramatização.
Ciências: Meio ambiente e alimentação.


6. Material necessário:
Os materiais que serão subsídios e nos darão suporte na...
tracking img