Era Paleoz Ica

1031 palavras 5 páginas
Era Paleozóica

Paleozoico é a era do éon Fanerozoico que está compreendida aproximadamente entre 542 milhões e 245 milhões de anos atrás.

A era Paleozoica sucede a era Neoproterzoica do éon Proterozoico e precede a era Mesozoica de seu éon.
A também Era Paleozóica é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.

O mais intrigante da Era Paleozóica era que durante a maior parte da história do planeta, a Terra foi dominada por seres microscópicos e, então, num período bastante curto (para a história do planeta) de cerca de 40 milhões de anos a evolução deu um “salto” que ficou conhecido como “transição do período cambriano” ou “explosão cambriana”.
A partir daí começaram a surgir seres pluricelulares, e depois, seres macroscópicos como as plantas e os animais que afetaram profundamente o planeta. Até hoje ainda não se chegou a um consenso sobre como essa mudança se processou.

Dois ciclos orogenéticos importantes ocorreram na Era Paleozoica: dobramentos coledonianos do Siluriano e dobramentos hercinianos do Carbonífero.
Vários grupos de animais e de plantas foram privativos da Era Paleozoica: Psilophytales, vegetais que desapareceram no Devoniano; trilobites, euripterídeos, granptólitos, corais dos grupos tetracorais e tabulados; briozoários dos grupos Trepostomados e Criptostomados; foraminíferos da família dos Fusulinídeos; equinodermos dos grupos cistoides, blastoides e heterostelados; peixes dos grupos Ostracodermas e Placodermas.

De acordo com os dados paleontológicos, no Cambriano achavam-se presentes todos os grandes grupos de invertebrados. As formas ancestrais da fauna cambriana são desconhecidas ou porque o elevado metamorfismo e os dobramentos a que foram sujeitas as rochas da Era Proterozoica as destruíram, ou porque a erosão apagou grande parte dessa documentação antes da deposição dos sedimentos cambrianos. Os animais do início da Era Paleozoica viveram

Relacionados

  • Rodinia descendants in south america
    13755 palavras | 56 páginas