Era medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA SOBRE TROVADORISMO

O início das chamadas literaturas de línguas modernas ocorre com a produção dos poetas da Idade Média, conhecidos como trovadores. O termo trovador origina-se detrobadour, que significava “achar”, “encontrar”. Cabia ao poeta “encontrar” a música e adequá-la aos versos. Neste período as composições eram basicamente compostas para serem cantadas ao som deinstrumentos como a lira, a cítara, harpa ou viola, daí serem chamadas de cantigas.
Os artistas medievais eram classificados em:
• Trovador – geralmente nobre, possuidor de uma cultura erudita, nãorecebia por suas composições;
• Jogral – compositor, saltimbanco ou ator que recebia por suas apresentações
• Segrel – fidalgo decaído que apresentava-se nas cortes, em troca de dinheiro,juntamente com seu jogral. Pode ser considerado um trovador profissional;
• Menestrel – artista que servia a uma determinada corte.
O primeiro texto literário português que se tem registro éa “Cantiga da Guarvaia” ou “Cantiga da Ribeirinha” (1189 ou 1198), cantiga de amor de autoria de Paio Soares de Taveirós.

I - CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL

O séculos XI e XII são marcados pelofeudalismo, no plano político-econômico e pelo espírito teocêntrico (deus como o centro de todas as coisas), no plano religioso. A sociedade medieval, composta basicamente pelo clero, nobreza ecamponeses, estava estruturada numa relação de suserania e vassalagem, através da qual os vassalos (povo) serviam e obedeciam ao suserano (senhor feudal) em troca de proteção e assistência econômica. Talestrutura era mantida graças ao teocentrismo, que difundia a idéia de destino, fazendo com que o povo aceitasse sua posição subalterna sem contestação, uma vez que esta era ordem divina.
Este doistraços histórico-culturais irão influenciar toda a produção literária trovadoresca, não só na poesia mas também na prosa.

II- PRODUÇÃO LITERÁRIA
2.1 – CANTIGAS
O que conhecemos da...
tracking img