Era dos patriarcas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O MUNDO DO ANTIGO TESTAMENTO

Os eventos do Antigo Testamento situam-se no berço da civilização antiga, a imensa área conhecida como o “Crescente Fértil”, situada ao norte na Mesopotâmia. Ele curva-se para cima seguindo o curso dos rios Tigre e Eufrates. Depois, dobra-se para seguir o litoral na direção sul do Mediterrâneo. Lá encerra em Canaã, uma área que os arqueólogos hoje chamam deSíria/Palestina. O Crescente Fértil continua na direção sul ao longo do Mediterrâneo para o Egito, onde encontra seu ponto meridional nas ricas terras que se estendem ao longo do rio Nilo.
Nos 2000 anos antes de Cristo, que estão retratados na história do povo judeu no Antigo Testamento, uma série de grandes impérios floresceu no norte e no sul. Abraão nasceu no norte, quando Ur era uma rica e poderosacidade-estado. Nos séculos que se seguiram, outras cidades-estado mesopotâmicas estenderam seu poderio através do norte e ao longo do Mediterrâneo. Entre as forças do antigo mundo mesopotâmico que desempenharam um papel vital na história sagrada, estão o Império Assírio de 700 a.C., o Império Babilônico de 600 a.C. e o Império Persa de 500 a.C. Enquanto isso, no Egito, uma série de grandesdinastias florescia. O poder e a influência delas no Oriente Médio alternou períodos de crescimento e declínio.
A Síria/Palestina serviu de ponte terrestre entre as grandes forças do norte e do sul. Muito freqüentemente serviu também como campo de batalha. Quase que em todos os períodos, os menores estados da área foram forçados a negociar com uma ou outra das grandes potências à medida que elesprocuraram estabelecer sua influência no Oriente Médio ou dominar a área.

Quando Abraão chegou a Canaã, cerca do ano 2100 a.C., a terra ainda estava em paz. Pioneiros de áreas muito diferentes – os hititas do distante norte, os filisteus do Mediterrâneo superior, hivitas, jebuseus, amonitas e outros – haviam estabelecido pequenas cidades-estado na fértil Canaã. Cada uma era independente e controlavasomente uma área local. Na época de Abraão, as áreas populosas eram basicamente limitadas aos vales. A região montanhosa não era povoada, mas dói lá que Abraão, seu filho Isaque e seu neto Jacó viveram como nômades. Na estação apropriada, eles criavam animais em algumas planícies. À medida que o calor do verão secava o pasto, eles conduziam a manada e rebanho às áreas verdes das regiõesmontanhosas.
Canaã, ora conhecida como Palestina ou Israel, é uma terra de grandes contrastes geográficos e climáticos. Um cinturão de baixadas, terras férteis, estende-se ao longo de sua orla com o Mediterrâneo para encontrar, em uma área mais elevada, uma extensão de montanhas arborizadas. Nesse ponto elevado, as montanhas assumem uma forma mais arredondada, pontilhadas por vales semelhantes a pradosque se estendem em baixo das serras de solo rochoso. Mais distantes, para o oeste, as montanhas decaem bruscamente para a profunda brecha do vale do Jordão. Estabelecido como uma jóia na parte final deste vale está o mar da Galiléia, de onde parte o rio Jordão. Este rio entra de repente em um grande vale em frente dos pontos altos de Jerusalém e Jericó.
Esta variada topografia faz da Palestina umaterra de diversificados climas e colheitas. O grão pode crescer nas planícies e prados montanhosos. Laranjas, figos, azeitonas e outras árvores frutíferas florescem em seus próprios ambientes. Uvas se desenvolvem. Nas planas encostas, todo tipo de vegetal e melão podem ser cultivados. Verdadeiramente a terra quando visitada por Abraão era uma terra de “leite e mel”: uma rica, fértil, bela evariada terra. Foi esta terra que Deus prometeu a Abraão e sua descendência. Foi esta terra que Ele plantou para o seu povo. E esta é a terra, antes tão rica e bela, que foi devastada por séculos de guerras enquanto os descendentes de Abraão afastaram-se do Senhor tão persistentemente.

BREVE HISTÓRIA DE ISRAEL

O Antigo Testamento tem duas divisões principais. Os primeiros 11 capítulos de...
tracking img