Era das revoluções

Páginas: 18 (4473 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
A Era das Revoluções

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
• A partir de 1607, foram-se estabelecendo, na América do Norte, as chamadas Treze Colônias Inglesas, cuja população se constituía, fundamentalmente, de fugitivos das lutas políticas e religiosas européias e seus descendentes.
OBS: Ao contrário de Portugal, nação de população numericamente reduzida, a Inglaterra já viviaproblemas com o crescimento demográfico no século XVII, fazendo da colonização um meio para “descarregar” no Novo Mundo tudo o que não fosse mais desejável no Velho.
• Tal fato favoreceu o rápido desenvolvimento das colônias, pois seus habitantes se esforçavam por conseguir uma pátria de adoção na qual pudessem iniciar uma nova vida e construir uma sociedade melhor do que aquela que haviam deixadono velho mundo. Fez surgir, ainda, na população colonial, um vigoroso espírito de liberdade e de autonomia frente à Metrópole.
OBS: Pode-se dizer, no entanto, que as relações das colônias com a Inglaterra eram relativamente boas até o fim da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), durante a qual, aliás, os exércitos ingleses receberam importante auxílio americano, em sua luta contra as possessões daFrança.
• Impulsionado pelas dificuldades decorrentes da guerra, o governo inglês passou a sobrecarregar as colônias com impostos e taxas, ao mesmo tempo em que as forçava a cuidar de sua própria defesa e limitava sua participação no comércio com a Metrópole, em proveito dos comerciantes britânicos.
OBS: Fazem parte desse conjunto de leis e medidas: Lei do açúcar (1764 – American Revenue Act ouSugar Act – estabelecia impostos adicionais sobre o açúcar, artigos de luxo, vinhos, café, seda, roupas brancas, etc); Lei da Moeda (1764 – Currence Act – proibia a emissão de papéis de crédito na colônia que eram usados como moeda); Lei de Hospedagem (1764 – determinava que os colonos deveriam abrigar os soldados ingleses e fornecer-lhes alimentação); Lei do Selo (1765 – Stamp Act – estabeleciaque todos os contratos, jornais, cartazes e documentos públicos fossem taxados); Atos de Townshend (ministro da fazenda Charles Townshend decretou tais leis em 1767 – lançava impostos sobre o vidro, corantes e chá). Apesar de revogadas, essas leis aumentaram a insatisfação dos colonos em relação à metrópole.
• A reação colonial foi violenta e baseava-se na idéia de que, não tendo representantes noParlamento, os colonos acreditavam que não estavam obrigados a arcar com obrigações para cuja aprovação não haviam concorrido.
• Com isso, facilitaram-se as pregações de adeptos das teorias iluministas, como Thomas Jefferson, John Adams, Thomas Paine e Benjamin Franklin.
• Em abril de 1775, a reação assumiu o caráter de luta armada, em conseqüência da repressão inglesa contra Massachusetts,onde, em 1773, os colonos haviam lançado ao mar cargas de chá (Festa do Chá de Boston – Boston Tea Party), em vista de um novo imposto sobre o produto.
OBS: após o incidente de Boston o governo inglês promulgou as chamadas leis intoleráveis – interdição do porto de Boston até que fosse pago o prejuízo causado pelos colonos; a colônia de Massachusetts foi transformada em colônia real, assegurandograndes poderes ao seu novo governador; o direito de reunião foi restringido; etc).
• A quatro de julho de 1776, durante o Segundo Congresso de Filadélfia, os representantes das colônias aprovaram a Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson, da qual constava uma Declaração dos Direitos do Homem, que serviria, posteriormente, de base para a Declaração de Direitos, da RevoluçãoFrancesa.
• Seguiram-se sete anos de guerra com a Inglaterra, durante os quais os exércitos das ex-colônias, comandados por George Washington, foram auxiliados por reforços vindos da França, da Espanha e da Holanda, tradicionais inimigas da Grã-Bretanha. A paz e o reconhecimento da independência vieram, em 1783, com o Tratado de Paris.
• Uma vez independentes, as ex-colônias se constituíram em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoluções
  • revoluções
  • revoluções
  • Revoluções
  • Revoluções
  • A Era das Revoluções
  • Era das revoluções
  • a era das revoluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!