Era das revoluções

Páginas: 16 (3922 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
[pic]

[pic]

Eduarda de Souza Camargo n°02

9° ano verde

Índice

RESUMO: Cap.11 Era das revoluções – burguesia no poder.........................................02

Palavras e seus significados............................................................................................05Pesquisa..........................................................................................................................06

Quadro das obras de Karl Mar.........................................................................................08

Descrição sobre seus trabalhos......................................................................................13Opinião............................................................................................................................15

Exercícios da apostila.....................................................................................................16

Bibliografia......................................................................................................................12

RESUMO: Cap.11 Era dasrevoluções – burguesia no poder

No início do século XIX, representantes das potencias européias se reuniram no Congresso de Viena (1815) e buscaram estratégias a fim de recuperar ou manter a antiga ordem política ( princípio de restauração), já que se preocupavam com o avanço das idéias de liberdade, pretendiam também, restabelecer as fronteiras geográficas desconfiguradas pelas guerrasnapoleônicas.

As maiores dificuldades eram em interromper a propagação das idéias de liberdade, tinham que estimular a sociedade à luta contra a monarquia e ao absolutismo, tinham que impedir os povos de buscarem a autonomia política em relação a sua metrópole.

Os representantes políticos então constituíram a Santa Aliança com o objetivo de fazerem uso da intervenção militar em paísesonde ocorressem movimentos revolucionários. Foi possível conter a onda revolucionária que atingiu os países europeus e o continente americano.

Ocorreram vários conflitos decorrentes da insatisfação, foram provocadas várias revoluções e o cenário mundial foi transformado.

As convulsões de ordem política inseriam-se num cenário de crescente industrialização e acenavam para ofortalecimento da burguesia.

Revoluções de 1830

Luis XVIII assume o poder em 1815 promovendo a restauração da monarquia nos moldes do Congresso de Viena, seu reinado foi moderado, ele considerava os interesses da burguesia e contornava os conflitos sociais para que não houvessem novas revoluções.

A insatisfação geral da população veio ocorrer no reinado de Carlos X sucessor de LuisXVIII. O rei favoreceu a nobreza, desrespeitou a Constituição, limitou os direitos autorais da burguesia e suprimiu a liberdade de imprensa e isso motivou a eclosão de revoltas. A população lutou contra as tropas de Bourbons durante três dias e o rei Carlos X abdicou e fugiu para a Inglaterra.

A vitória do movimento assegurava a implantação da República democrática, mas a burguesia, temerosa deque o radicalismo popular se acentuasse, definiu-se pela monarquia constitucional reservando o governo ao duque de Orléans Luis Felipe, cujo governo voltou-se para o interesse dos banqueiros.

O movimento revolucionário de 1830 promoveu a burguesia o seu fortalecimento, mostrou a força das camadas populacionais e inspirou em outros estados europeus, estimulando o nacionalismo.

Asrevoluções então foram se alastrando, no sentido de combater as forças absolutistas e implantar governos de tendências liberais.

As revoluções de 1848

A partir de 1848, novas revoluções ocorreram na França, nos Estados alemães, no Império Austro-Húngaro e em outras regiões da Europa, estas puderam se definir como continuidade do movimento anterior. Isso colaborou para que houvesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoluções
  • revoluções
  • revoluções
  • Revoluções
  • Revoluções
  • A Era das Revoluções
  • Era das revoluções
  • a era das revoluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!