Era cenozoica, periodos e epocas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Andressa Bras de Freitas n°05
Deise Losa n°12
Ediclêre Juvêncio da Silva n°16
Érica Cristina n°17
Ivan Reis Menezes n°21
Maria Zenilda Juvêncio Pereira n°31
Nayara Soares n°33
Patricia Dias Lima n°35
Stefano n°44

Era Cenozóica, Períodos e Épocas

E.E.Profª Eliana Andrés de Almeida Souza
Itapevi, 3°anoC

A Era Cenozóica

A era cenozóica é a última das três grandes etapas dahistória da Terra. Nela os continentes assumiram sua atual configuração, surgiram os vales e as montanhas, a flora continuou a expandir-se e a vida animal ganhou a maior parte das espécies que hoje se conhecem.
 A era cenozóica, do termo grego que significa "vida recente", começou há cerca de 66,4 milhões de anos e divide-se, segundo consenso internacional, em dois períodos, o terciário (de 66,4milhões a 1,6 milhão de anos) e o quaternário (de 1,6 milhão de anos até a época atual). As designações terciário e quaternário são resquícios de uma nomenclatura geológica anterior, quando eram usadas para distinguir rochas mais recentes de outras, mais antigas, classificadas então como primárias e secundárias. O terciário subdivide-se em cinco épocas: paleoceno (de 66,4 a 57,8 milhões de anos),eoceno (de 57,8 a 36,6 milhões de anos), oligoceno (de 36,6 a 23,7 milhões de anos), mioceno (de 23,7 a 5,3 milhões de anos) e plioceno (de 5,3 milhões a 1,6 milhão de anos). O período quaternário subdivide-se, por sua vez, em pleistoceno (de 1,6 milhão a dez mil anos) e holoceno ou atual (os últimos dez mil anos).
Período terciário - O período terciário foi a época em que surgiram as montanhas edurante o qual a face do planeta assumiu sua forma atual. Os movimentos sísmicos então registrados provocaram o surgimento das grandes cadeias de montanhas que conhecemos hoje: os Andes, os Alpes, o Himalaia e a cadeia de vulcões localizada na região ocidental da América do Norte. A fase final da orogenia de Laramide nas Montanhas Rochosas também ocorreu nesse período.
A evolução da vida vegetalregistrada no terciário mudou a face da Terra. As angiospermas, grupos de plantas com as sementes encerradas no pericarpo e que se alimentam do próprio fruto, superaram as gimnospermas, vegetais que se caracterizam pelos óvulos e sementes a descoberto, dominantes na era mesozóica. Aparentemente, as angiospermas surgiram na região que é hoje o Sudeste Asiático e se espalharam rapidamente pelo mundo,atingindo o Ártico e a Antártica, que então não eram cobertas pelo gelo. O mais importante desenvolvimento biológico do terciário foi a evolução dos mamíferos, entre os quais os placentários e os marsupiais surgiram durante o período cretáceo (de 144 a 66,4 milhões de anos) e se disseminaram aceleradamente no início do terciário.
O movimento das massas continentais teve grande influência nodesenvolvimento dos marsupiais. A Austrália permaneceu isolada durante a maior parte do terciário e a população de marsupiais evoluiu sem qualquer competição, diversificando-se em várias formas e ultrapassando várias etapas evolutivas. À América do Sul, chegaram não apenas os marsupiais, mas também alguns grupos de mamíferos placentários. Se estes tiveram maior desenvolvimento, aqueles também evoluíram.Durante o paleoceno, a evolução dos mamíferos tornou-se mais acelerada, tanto no Novo quanto no Velho Mundo, e um crescente número de formas diversas se desenvolveram. Entre essas formas estão roedores, carnívoros, animais de cascos e primatas. Durante o plioceno, apareceram os primeiros humanóides com posição ereta e com membros com as proporções atuais.
Período quaternário - Ao longo doquaternário foram registradas diversas glaciações e recuos da camada de gelo, o que afetou sobremaneira o desenvolvimento da fauna e da flora no hemisfério norte. Como as outras espécies, os primeiros humanos se deslocaram em conseqüência das glaciações mas, ao contrário de algumas delas, se adaptaram às mudanças e sobreviveram ao que se conhece como a grande idade do gelo.
Brasil - Ossadas de...
tracking img