Equoterapia : no auxilio externo do equilibrio e da postura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICOS (AS): Débora Sampaio
Fábio Rodrigo
Maiana Alves
Milena Souza
Verônica Sales
ORIENTADOR : Edson Rodrigues

Trabalho sobre os benefícios da equoterapia no auxilio do equilíbrio e da postura, apresentado pelo 4º semestre do curso de Fisioterapia da UniJorge sob a orientação do Profº.Edson Rodrigues da Disciplina de Práticas Investigativas II.

EQUOTERAPIA : NO AUXILIO EXTERNODO EQUILIBRIO E DA POSTURA

RESUMO: A Equoterapia é o processo de reabilitação de pessoas com necessidades especiais, que utiliza o cavalo como meio terapêutico. Na equoterapia, o cavalo atua como agente cinesioterapêutico, facilitador do processo ensino-aprendizagem e de inserção ou reinserção social. Durante a terapia, é exigida a participação do corpo inteiro do paciente, contribuindo,assim, para seu desenvolvimento global. Alguns pacientes neurológicos sofrem alterações posturais devido a sua patologia. Dentre essas podemos citar Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Esclerose Múltipla (EM), Doença de Parkinson (DP), Paralisia Cerebral (PC), Síndrome de Down, Autismo. A equoterapia tem uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação eequitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e ou necessidades especiais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro e trabalha o praticante de forma global, o que contribui para o desenvolvimento do tônus e força muscular, relaxamento, equilíbrio, coordenação motora, atenção e auto-estima. Dessa forma, pacientes com seqüelas neurológicaspodem se beneficiar de terapias alternativas como a equoterapia. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a utilização da equoterapia em indivíduos com seqüelas neurológicas, com o intuito de auxiliar na reabilitação desses pacientes. Para isso, foram utilizados artigos referentes ao tema e materiais disponíveis na Internet.
Palavras-chave: equoterapia; lesãoneurológica; equilíbrio e postura.
INTRODUÇÃO
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental ou quetêm necessidades especiais (GREVE; CASALIS; BARROS FILHO, 2001). A Equoterapiapermite ao terapeuta interagir em múltiplos sistemas orgânicos, oferecendo uma oportunidade ímpar para atingi-los num ambiente que pode enriquecer o movimento durante o seu desenvolvimento. No dorso do cavalo consegue-se tratar a musculatura corporal global de forma natural, modulando o tônus, melhorando a postura, o equilíbrio, o ritmo, a co ordenação, realizando alongamentos e possibilitando maiorintegração em atividades sociais.
A Equoterapia torna o portador de necessidades especiais menos dependente, traz benefícios para o corpo e para a mente, melhora o equilíbrio estático e dinâmico e aprimora a coordenação motora. Os efeitos psicológicos decorrentes desse método engrandecem a terapia (ANDE, 2000). O cavalo pode movimentar-se de três modos: ao passo, ao trote e ao galope. Nessasdiferentes andaduras, o cavalo não move os membros da mesma maneira, sendo que os movimentos do dorso são diferentes e os do praticante serão adaptados a qualquer movimento (WICKERT, 1999).
A equoterapia, por meio do movimento tridimensional do dorso do cavalo, da sinérgica ação da musculatura agonista e antagonista, paralelamente aos efeitos neurofisiológicos e da específica avaliaçãofisioterapêutica e vestibular completa, irá resgatar o mecanismo do reflexo postural global, abolido após a lesão do Sistema Nervoso (SN), impedindo-o de movimentar e realizar atividades complexas, mantendo a postura e o equilíbrio.
Tomando como base que o tratamento oferece muito alinhamento postural e posicionamento,o fisioterapeuta busca, basicamente, a estimulação do equilíbrio e a modulação do tônus...
tracking img