Equivalentes Thévenin, Equivalentes Adjuntos e Equações de Trânsito de Energia

342 palavras 2 páginas
Equivalentes Thévenin, Equivalentes Adjuntos e
Equações de Trânsito de Energia

Daniel Filipe Cabral Maré da Silva Dias

Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Júri
Presidente:

Prof. Doutor Paulo José da Costa Branco

Orientador:

Prof. Doutora Célia Maria Santos Cardoso de Jesus

Co-Orientador:

Prof. Doutor Luís António Fialho Marcelino Ferreira

Vogal:

Prof. Doutora Maria Eduarda de Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Novembro de 2009

Resumo

O trabalho começa por apresentar um estudo teórico efectuado sobre o trânsito de energia, estabilidade de tensão, o teorema de Thévenin e o teorema de Tellegen aplicado às redes adjuntas. São apresentados alguns métodos existentes sobre esses temas, servindo como base bibliográfica.
De seguida segue-se a abordagem aos métodos de análise utilizados na dissertação, com especial atenção aos dois modelos de equivalentes de Thévenin, onde cada um representa uma situação de funcionamento (situação de curto-circuito e situação de funcionamento normal de um sistema de energia eléctrica), e correspondente cálculo de tensão aos seus terminais. Para além destes, também são apresentados o modo de calcular o trânsito de energia (programa MATPOWER) e o método escolhido para indicar o colapso de tensão
(ܸ‫ܫܲܥ‬ሺ௣௢௪௘௥ሻ ).
São efectuados dois tipos de perturbação através de simulação: de carga num barramento e num ramo. O primeiro é testado em três sistemas de energia eléctrica (3, 6 e 39 barramentos), de modo a confrontar as duas situações de funcionamentos e os seus respectivos modelos de equivalentes Thévenin com a solução do trânsito de energia escolhido e obter conclusões sobre os mesmos. O segundo é efectuado apenas no sistema de 39 barramentos, por ser o mais complexo. Essas perturbações acontecem nos barramentos e ramos críticos de cada sistema, de modo a obter resultados mais precisos.

Palavras-chave: Estabilidade de Tensão,

Relacionados

  • Engenharia
    196538 palavras | 787 páginas
  • Apostilamecatronica
    147282 palavras | 590 páginas
  • Mecatronica
    168223 palavras | 673 páginas