Equipes de alta performance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Imagine um time de Futebol repleto de grandes estrelas, jogadores renomados e de grande capacidade técnica, porém, muito individualista. Talvez esta seleção dos sonhos não vença. A história temmostrado que as equipes mais vencedoras nos esportes tinham um conceito e uma filosofia preocupada com a união e com o a coletividade.

Outro dia lendo uma revista observei o conflito entre Bernardinhotécnico da seleção masculina de vôlei e José Roberto técnico da seleção feminina. O conflito era já de alguns anos, quando a esposa de Bernardinho jogava na seleção de José Roberto. Pelo relatado narevista Bernardinho dava sugestões a esposa para melhorar o desempenho dela, dicas que não foram bem digeridas por José Roberto. Será que Bernardinho estava “errado”, devia ficar quieto e nãomanifestar suas experiências para a esposa? Ou a briga de EGOS acabou limitando o potencial da equipe.

Nas organizações às vezes formam-se as panelinhas, muitas vezes gerando conflitos. Um grupo apoiando aideia de um colaborador do setor financeiro, de outro lado outra equipe apoiando a ideia da área comercial e no final das contas ninguém se entendendo.

Os três casos acima evidenciam que atitudesapoiadas no individualismo colocam sempre tudo a perder, atletas, treinadores e colaboradores esquecem que dentro de um time não existe vencedores ou vencidos. Ou todos são vencedores ou,provavelmente, todos serão vencidos. Não adianta o goleador do time fazer 5 gols e a defesa tomar 6 gols. Todos necessitam de um trabalho coletivo: a defesa ajudando o ataque dentro de suas possibilidades e vicee versa.

A dica que Bernardinho deu a sua esposa na seleção feminina de vôlei poderia ser considerada por José Roberto e ele decidiria com o grupo se colocaria ou não em prática e poderia atéagradecer o interesse de Bernardo em ajudar a seleção, e quem sabe abriria um canal de comunicação para José Roberto ajudar Bernardinho e vice versa.

Quando se trabalha em grupo experienciamos que...
tracking img