Equipe2 Circuitos Ressonantes

444 palavras 2 páginas
INSTITUTO DE FÍSICA – UFRGS
Física Geral e Experimental III A (FIS01202)

Atividade de Laboratório X
CIRCUITO RLC RESONANTE
I. –Introdução Esta atividade é uma pequena introdução prática a circuitos de corrente alternada, onde serão feitas medidas experimentais num circuito RLC.
II. –Objetivos - Ao término desta atividade você deverá ser capaz de:
1- medir em um circuito RLC-série, tensões, correntes, resistências, reatâncias, impedâncias, capacitâncias e indutâncias.
2- estudar a condição de ressonância desse tipo de circuito.
III. –Procedimento Experimental
O circuito da figura 1 será utilizado para determinar como a impedância de uma associação em série de um resistor com um capacitor e uma bobina varia com a freqüência da fonte.

O gerador de função (fonte) deverá ser ajustado para produzir uma onda de tensão senoidal com valor eficaz ou rms (Ve ) de 5V . Para tanto utilize o voltímetro entre os terminais da fonte para fazer o ajuste.
O amperímetro deverá ser utilizado na escala de 2mA. A impedância (Z) da associação em série é a razão entre a tensão eficaz de alimentação (Ve ) pela intensidade da corrente eficaz (Ie ).
IV. – Determinação da resistência, da indutância e da capacitância e cálculo da freqüência de ressonância.
Ajuste a fonte para a freqüência de 200Hz. Meça, além da intensidade da corrente eficaz, as tensões eficazes sobre a bobina, o capacitor e o resistor. Para esta freqüência a resistência elétrica da bobina (que não deve ser confundida com a resistência do resistor) é desprezível frente a sua reatância indutiva; desta forma pode-se calcular a reatância indutiva pela razão da tensão eficaz na bobina pela intensidade da corrente eficaz. Calcule também a reatância capacitiva. A partir das reatâncias, calcule a indutância e a capacitância. Finalmente, calcule a freqüência de ressonância e a compare com o valor medido na tabela
1.
Valores medidos:
Ve,R =
Ve,C =
Ve,L =
Ie =
Calcule a reatância capacitiva, reatância indutiva e a resistência: χC =

Relacionados