Equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPE: INSTRUMENTO DE MUDANÇA CULTURAL






















Água Boa
10/11/98












EQUIPE: INSTRUMENTO DE MUDANÇA CULTURAL







Trabalho Realizado durante
O módulo de Psicologia
Aplicada a Administração.













Água Boa
10/11/98“Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me e eu vou entender” (Confúcio)






SINOPSE



Este trabalho apresenta um pouco da história e do surgimento da cultura, bem como, sua importância dentro do contexto de empresa, mais precisamente do trabalho em equipe e da influência que esta exerce sobre a bagagem cultural de cada indivíduo.



ÍNDICE:INTRODUÇÃO 6
Conceito de cultura 7
Origem da Cultura 7
AS Diferenças E DIFICULDADES CULTURAIS 8
DISTÂNCIA SOCIAL 8
A Cultura Nas Organizações 9
A INFLUÊNCIA DO EMOCIONAL NA EQUIPE 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14


INTRODUÇÃO



O homem, assim como outros animais vive associado a outros indivíduos da mesma espécie.
Desde a pré-história a relatos da convivência do homem em sociedade.O homem isolado é, na verdade uma ficção, desde o nascimento os seres humanos vivem num processo e interação com seus semelhantes.
Quem pretender estudar e compreender o comportamento, não pode deixar de considerar o ambiente social em que ele ocorre.
Entende-se por interação social o processo que se dá entre dois ou mais indivíduos, em que a ação de um deles é, ao mesmo tempo, resposta aoutro indivíduo e estímulo para as ações deste, ou, em outras palavras, as ações de um são, simultaneamente, um resultado e uma causa das ações do outro. É o que acontece em um trabalho de equipe. A medida em que a equipe se integra socialmente e compartilha suas experiências o trabalho se desenvolve de uma maneira mais completa.


Conceito de cultura


Desde o final do século passado osantropólogos vêm elaborando inúmeros conceitos sobre cultura. Apesar destas definições terem ultrapassado o número de 160, ainda não se chegou a um consenso sobre o seu exato significado. Para alguns, cultura é o comportamento aprendido, para outros, não é comportamento, mas abstração do comportamento; e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias. Há os que consideram como cultura apenas osobjetos imateriais, enquanto outros, acreditam ser aquilo que se refere ao material. Mas também encontram-se estudiosos que entendem por cultura tanto as coisa materiais quanto as imateriais. Tylor, o primeiro a formular um conceito sobre cultura no ano de 1871, diz que: “Cultura... é aquele todo complexo, que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outroshábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.




Origem da Cultura


A cultura é fenômeno da vida associativa humana, resultante da combinação de valores, normas atitudes e outros elementos biopsíquicos e sociais, configurando-se como um amplo padrão de referências, simbólicas ou não, para uma sociedade, uma organização ou um grupo. Um dos pressupostos da criaçãoda cultura parte da natureza das relações que o ser humano teria estabelecido, inicialmente, com os elementos que o circundavam e dos quais dependiam sua sobrevivência, sua segurança, sua vida. As raízes mais remotas da cultura, como fenômeno universal criado, acumulado, aprendido e desenvolvido pelo homem, parecem remontar às primeiras respostas inteligentes obtidas pelo homo sapiens parasobreviver e adaptar-se a condições ambientais.
Da convivência dos homens entre si, teriam emergido as relações sociais, dando lugar a uma incipiente organização social, com suas normas reguladoras de funcionamento.
O homem teria despertado para dois tipos de preocupação que o acompanham até hoje.Uma das preocupações seria com os fenômenos da natureza. A outra preocupação de teor mais profundo,...
tracking img