Equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAÚDE COMO QUALIDADE DE VIDA

Na situação relatada sobre o Menino do Borel, fica claro que o corpo de Vinicius; mesmo sendo uma criança, está sobrecarregado, mal utilizado e maltratado.Certamente, ele dorme pouco, come mal e habita barraco na parte menos nobre do morro, ou seja, não tem acesso às condições adequadas de vida. Que agravos esse tipo de vida pode trazer à saúde de Vinícius? Seráque esses agravos justificariam sua dificuldades escolares?
Para compreender melhor essa questão torna-se fundamental discutir, ainda que de forma breve, as diferentes concepções de Saúdee Doençapresentes entre os profissionais de Saúde e Educação.

Concepção Mecânica de Saúde-Doença

Essa concepção aparece articulada com a idéia de doença como uma entidade; um ser sólido localizado nocorpo do indivíduo - com uma causa específica. Por essa concepção, quando o aluno não aprende, o problema estaria relacionado a um defeito no corpo, provavelmente, no cérebro, seja por desnutrição,retardo mental congênito, lesão neurológica ocorrida durante o parto, etc.

Nessa, perspectivas aponta-se para uma percepção mecânica e estática do processo Saúde-Doença - que pouco nos ajuda acompreender o seu real significado.
Na aula de ciências também essa parece ser a idéia de Saúde-Doença que predomina. É comum a comparação entre o corpo e a máquina, fazendo-se analogias entre cérebro ecomputador, entre o funcionamento do corpo humano e o funcionamento de u'a.máquina.

Muitas vezes o professor diz aos nossos filhos que o corpo humano é como... um automóvel, que cada parte temsua função e, como no caso do automóvel se as instruções forem seguidas corretamente, o corpo vai funcionar bem. Então, óleo, gasolina, revisão mecânica e lavagem são iguais à boa comida, limpeza e avisita regular ao médico (Valia e Melo, 1986).

No diálogo da Saúde com a Educação, o importante é questionar que o processo Saúde-Doença não se esgota em analogias (mecânicas) ou definições...
tracking img