Equipe volante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHRISPINO, Álvaro; CHRISPINO Raquel. Políticas educacionais de redução da violência: mediação do conflito escolar. São Paulo: Biruta, 2002.

Conflito é toda opinião divergente ou maneira diferente de ver ou interpretar algum acontecimento. A partir disso, todos os que vivemos em sociedade temos a experiência do conflito. Desde os conflitos próprios da infância, passamos pelosconflitos pessoais da adolescência e, hoje, visitados pela maturidade, continuamos a conviver com o conflito intrapessoal (ir/não ir, fazer/não fazer, falar/não falar, comprar/não comprar, vender/não vender, casar/não casar etc.) ou interpessoal, sobre o qual nos deteremos. São exemplos de conflito interpessoal a briga de vizinhos, a separação familiar, a guerra e o desentendimento entre alunos.Segundo Brunner (apud Chrispino e Chrispino, 2002), a educação passou e ainda vem passando por grandes transformações que afetaram suas raízes e concepções. A primeira grande transformação foi o surgimento da escola enquanto ente destinado especificamente à educação, à transmissão de conhecimentos, de forma organizada e focada. O ensino assume forma sistêmica e institucional, passando a ocorrerfora do seio familiar. A segunda revolução diz respeito à introdução dos sistemas educacionais públicos. O Estado passa a interferir na educação, que sai da tutela exclusiva da Igreja. O modelo administrativo adotado é o burocrático, baseado na rigidez de controle e na homogeneização.
Em seguida se deu uma transformação que no Brasil vem ocorrendo em sua fase inicial e diz respeito àmassificação da educação; fenômeno caracterizado pelo índice de 96,7% de crianças matriculadas no ensino fundamental, segundo dados do último Censo Escolar, disponíveis na página eletrônica www.mec.gov.br. O Brasil fica muito a desejar se comparado a outros países onde esta massificação ocorreu antes, como por exemplo, na Suécia que em 1875 tinha apenas 1% de analfabetos. No entanto, apesar de ser objetivo doEstado, a extensão da educação a toda a população enquanto direito subjetivo, trata-se de uma tarefa que nos remete a reflexões e mudanças conceituais.
Por último, Brunner aponta para uma mudança educacional que é marcada pela informatização do ensino, fase que no Brasil ainda não é tão marcante. Desta forma, nos encontramos numa fase em que o processo de massificação da educação brasileiraparece necessitar de ajustes na maneira como fazemos e pensamos o ensino.
Assim como em outros países que passaram pela massificação do ensino ocorreram diversos problemas e substanciais modificações estruturais na educação, espera-se que o mesmo ocorra no Brasil. Com o agravo e alguns reflexos de questões sociais decorrentes da desigualdade e da exclusão que afetam a nossa realidade e, também, pelafalta de uma cultura de futuro que permita aos nossos dirigentes antecipar os problemas e propor soluções.
A massificação do ensino trouxe para a escola um universo bem maior de alunos, com heterogeneidades, diferenças culturais, de valores. O perfil do alunado mudou. A educação, antes baseada em modelos burocráticos e uniformes, preparada para lidar apenas com certo padrão de alunos, se vêdespreparada, desestabilizada.
Para Chrispino e Chrispino (2002), aqui está criado um campo de conflito e, para lidar com ele, os autores trazem a proposta da “mediação de conflitos” como alternativa preventiva na questão da violência escolar.
Sendo o conflito uma presença constante na história da civilização e parte integrante do convívio social, saber lidar com ele significa aceitar diferenças,aceitar posições distintas e dialogar sempre. “Em geral, nas escolas e na vida, só percebemos o conflito quando este produz suas manifestações violentas. [...] E neste caso, esquecemos que problemas mal resolvidos se repetem” (CHRISPINO E CHRISPINO, 2002, p. 74).
Chrispino e Chrispino (2002) sugerem um “projeto de convivência” onde a negociação de conflitos aponta, também, para a resolução de...
tracking img