EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL PARTICIPAÇÕES S.A.





EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
UTI








PIRACICABA
2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL PARTICIPAÇÕES S.A.
ALINE DE BARROS - R.A.: 9902015041
AMANDA DOS SANTOS BARBOZA - R.A.: 8227967400
ADRIELEN FREITAS –R.A.: 8205935317
DANIELLI POSITELI DE ARRUDA – R.A.: 8062801578
ERIKA RAIANE CORDEIRO DE BRITO – R.A.: 8484195503
JANAINA NUNES GATTI – R.A.: 8062799378
PATRÍCIA BARBIERI – R.A.: 8233909733
MIRIAN ROSA LITRICO – R.A.: 8634255647





EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
UTI
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ética Aplicada à Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, ministrada pela ProfªSamira Jurado.






Piracicaba
2014







INTRODUÇÃO.
Equipe Multidisciplinar é um conjunto de especialistas, em diversas áreas, trabalhando em equipe, em busca de um objetivo. Um exemplo comum é atuar em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI),que é um componente incondicional no cuidado ao paciente hospitalizado.
Esta unidade apresenta uma organização complexa, pois possui tecnologiasofisticada, diversos profissionais e muitos procedimentos diagnósticos e terapêuticos a fim de oferecer o melhor atendimento a pacientes críticos durante 24 horas por dia.
A Sociedade de Medicina Intensiva Americana (SCCM) (BRILLI, 2001) recomenda a formação de uma equipe multidisciplinar na UTI composta de médicos, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social,psicólogo, com especialização no tratamento de pacientes críticos.
A equipe que trabalha neste ambiente lidam com pacientes instáveis, com alto risco de descompensação, portanto, devem estar atentos continuamente ao estado em que o paciente encontra-se, executar decisões de forma rápida, segura e em conjunto.Para que não ocorram distorções e falhas no atendimento, a comunicação entre os profissionaisque integram a equipe multidisciplinar torna-se de fundamental importância, pois através dela são fornecidas informações que contribuem para o conhecimento uniforme entre os membros da equipe.













1. EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.
Equipe: Grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito.
Multi: Termo que indica muito
Disciplinar: Submeter àdeterminada disciplina.
Conceito de Equipe Multidisciplinar: Consiste em um grupo de profissionais de diversas áreas que trabalham em conjunto para chegar a um objetivo em comum. O profissional vai fazer o que cabe a ele, dentro da sua área, para alcançar esse objetivo.
Por exemplo:
Um paciente que se encontra com dificuldades para se alimentar sozinho após um longo período de internação:
Omédico receita os medicamentos necessários para amenizar a dor;
O enfermeiro vai aplicar os medicamentos e trabalhar a área de higiene bucal;
O fisioterapeuta vai trabalhar fazendo exercícios que ajudem no fortalecimento dos músculos dos braços, das mãos, e da mastigação;
O nutricionista pode indicar uma dieta para facilitar os treinos;
O fonoaudiólogo vai trabalhar toda a parte da fala, damastigação, e outras áreas da boca;
O terapeuta ocupacional aplicará atividades que façam com que estes mesmo músculos sejam trabalhados sem que o paciente perceba, como, por exemplo, fazer com o que o paciente consiga mandar um beijo para alguém.
Todos esses profissionais trabalhando juntos conseguirão alcançar o objetivo proposto a esse paciente: fazê-lo voltar a se alimentar sozinho.
Esse é um casoespecifico da área da saúde, mas a equipe multidisciplinar existe em qualquer outra área composta por diversos outros profissionais.
Efeitos da Equipe Multidisciplinar:
O crescimento de equipes multidisciplinares auto-dirigidas tem influenciado os profissionais a tomarem decisões e tem mudado as estruturas organizacionais. Novos procedimentos têm começado a surgir e que funcionam melhor com...
tracking img