Equipe de belbin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO FORMAR EQUIPES COM O EQUILIBRIO IDEAL DE PERSONALIDADE E PERFIS PESSOAIS: A TEORIA DE MEREDITH BELBIN.

Assim como uma boa equipe de futebol não é composta somente por bons atacantes, a equipe de trabalho ideal também não pode ter somente líderes ou “teamworkers”. É necessário que exista um equilíbrio de funções e personalidades para que a equipe desenvolva o máximo de seu potencial.
Odesempenho de uma equipe, entretanto, depende da qualidade do entrosamento entre seus membros. Cada pessoa traz uma personalidade e experiência profissional e pessoal que terão impacto na equipe. A formação de um todo harmonioso será influenciada pela maneira como estas personalidades e experiências se articularão. Belbin notou que ter as pessoas certas para formar uma equipe não ocorre poracidente. O maior desafio para o formador de equipes é exatamente saber se os membros são os melhores para fazer parte da equipe, ou seja, a seleção.
Colocar em prática a teoria poderia eliminar o risco de ter todos os membros da equipe com tendências para desenvolver o mesmo papel, ou ter muitos membros com tendências conflitantes, o que leva a uma completa falta de sinergia. Identificar os papéis queas pessoas se sentem mais confortáveis desempenhando seria a maneira mais efetiva de agrupar indivíduos, e também de selecionar indivíduos para certas profissões ou funções. As descrições feitas neste artigo permitem observar que diferentes personalidades têm seu próprio conjunto de características com potenciais e fraquezas, não existindo uma equipe (Team Role) ruim ou boa em essência. Porém, umaequipe de líderes não pode progredir, pois onde todos queiram liderar, a administração de conflitos ocupará a maior parte do tempo.
Pode-se notar que algumas combinações de perfis parecem mais difíceis de gerenciar que outras. Por exemplo, é possível prever dificuldades entre o Formatador e o Monitor; ou entre o Especialista e o Investigador de Recursos, que se tiverem características fortes decada perfil, poderão entrar em conflito.
É possível encontrar também pessoas que desenvolvem diferentes papéis dependendo da necessidade da equipe. Entretanto, a contribuição de indivíduos que não se enquadram em nenhum dos perfis é quase insignificante às suas respectivas equipes, o que faz concluir que a falta de um ou poucos perfis mais marcantes não é exatamente uma qualidade desejável.Abaixo uma descrição dos nove Team Roles, ou papéis preferenciais, identificados por Belbin. Estes papéis preferenciais também correlacionam os indivíduos com certas profissões ou tipos de trabalho.
Segundo Keen, não é necessário (nem mesmo recomendável) ter sempre os nove papéis, mas alguns são realmente essenciais para atingir o máximo grau de efetividade:

• Um Coordenador ou um Formatador paraliderar (não os dois ou mais de um deles, uma vez que é mais prático não tê-los na mesma equipe devido às dificuldades de se gerenciar os conflitos);
• Um Semeador para estimular idéias;
• Um Monitor para manter a honestidade e clareza de objetivos;
• Um ou mais dos outros perfis – Implementador, Trabalhador em Equipe, Investigador de Recursos ou Completador – para que as coisas aconteçam.AS FUNÇÕES DOS NOVES PAPÉIS:

• Implementadores: têm o senso comum prático e muito autocontrole e disciplina. Trabalham arduamente e atacam as tarefas de uma forma sistemática. De modo geral, o implementador é tipicamente uma pessoa cuja lealdade e interesse estão na empresa. Entretanto, pode-lhes faltar espontaneidade e sobrar rigidez. São eficientes e têm bom senso do que é praticável erelevante. Um implementador fará o que necessita ser feito, progredindo frequentemente para posições elevadas pelas habilidades e competências em tarefas necessárias.

• Função: é útil por causa de sua confiabilidade e à capacidade de se aplicar ao trabalho.
• Formatadores: altamente motivados e possuem muita energia e necessidade de realização. Geralmente são extrovertidos-agressivos e gostam...
tracking img