Equipe de alta performance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Equipes de Alta Performance

Trabalho em equipe é um conceito muito utilizado nos discursos internos das empresas mas mal compreendido e aplicado na maioria das vezes.

É comum vermos grupos depessoas forçadas a trabalhar umas com as outras, gerando mais entropia do que trabalho, e chegando a um resultado final por conta do esforço concentrado de poucos. Definitivamente não podemos chamarisso de uma equipe de alta performance.

Também é comum encontrarmos grupos de pessoas liderados por gerentes definidores, que distribuem tarefas a cada membro do grupo, monitoram o andamento dastarefas e coordenam ações que corrijam desvios que comprometam os objetivos do grupo. Apesar de mais eficiente do que o primeiro caso, sendo um modelo válido para vários tipos de projetos, esse modo detrabalhar também não deve ser chamado de trabalho em equipe.

Para se ter uma equipe de alta performance é necessário que se tenha pessoas com competências complementares, que se alinham em torno deum objetivo comum e compartilham a responsabilidade e a execução das tarefas para atingir esse objetivo.

Na definição acima coloquei em destaque três pontos que me parecem os mais relevantes paraidentificar o real trabalho em equipe e que gostaria de detalhar um pouco mais.

Primeiro é preciso que haja complementariedade de conhecimento e de habilidades. Um grupo de pessoas com as mesmashabilidades, fazendo basicamente o mesmo, não significa trabalhar em equipe, mas em paralelo. Uma equipe é criada para buscar o desenvolvimento de algo que um único indivíduo não seria capaz de criar.No desenvolvimento de um novo carro, por exemplo, é preciso aglutinar conhecimentos de diversas origens diferentes. São necessários conhecimentos de materiais, de mecânica, de eletrônica, de design,de normas de segurança, de marketing, de fabricação, entre outros. Sem que ocorra verdadeiro trabalho em equipe, um novo modelo de carro jamais seria lançado.

O segundo passo é ter um objetivo...
tracking img