Equipamentos de radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade JK Gama - Unidade II
Simone A. dos Santos Lenhardt

Equipamentos de Radiologia

Relatório final apresentado à Faculdade
JK Gama – Unidade II como parte
das exigências para obtenção da menção
do trabalho História da Radiologia e
Equipamentos.Professor: Rafael Assunção

BRASÍLIA-DF
2012
Equipamentos de Radiologia:


Equipamento fixo:ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS
I. Gerador:
1. Alimentação elétrica trifásica 220 ou 380 VAC - 60 Hz;
2. Alta freqüência com comando microprocessado e potência nominal mínima de 30 kW;
3. Compensação automática das flutuações da rede elétrica +/- 10%;
4. Possibilidade de ajuste de corrente até 500 mA;
5. Possibilidade de ajuste do tempo de exposição;
6. Ajuste de kV: Faixa de 40 – 125 kV.II. Tubo de Raios-X:
1. Ânodo Giratório;
2. No mínimo dois Pontos Focais;
3. Mínima capacidade calórica de 100 KHU;
4. Potência compatível com o gerador.
Mesa de comando:

Mesa Bucky:
1. Mesa com tampo flutuante;
2. Deslocamento Longitudinal: mínimo de 60 cm (30 cm para ambos os lados);
3. Deslocamento Transversal: mínimo de 20 cm (10 cm para ambos os lados);
4. Deverá suportarcapacidade máxima de, no mínimo, 150 Kg;
5. Potter Bucky equipado com grade antidifusora;
6. Gaveta porta chassis para radiografias de dimensões 18x24 à 35x43 cm.
7. Sistema de centralização de chassis.
Equipamento de Raios x móvel:
[


  | Aparelho de Raios-X Móvel para leitos, emergência e UTI. . Grande alcance de movimentos;. Freios eletromagnéticos;. Programas anatômicos por região(APR);. Gerador de alta frequencia.Mobilidade e eficiência para a realização de exames.Nota: Alguns itens aqui apresentados podem ser opcionais.Aparelho de Raios-X convencional analógico RADspeed MF (chão) ou RADspeed MC (teto) ambos compatíveis com filmes radiográficos e CR. O Aparelho de raios-x convencional, modelo RADspeed M, foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia da SHIMADZUCORPORATION. Ele possui Gerador do tipo Inversor de Alta Freqüência, um compacto Suporte para Tubo de Raios-X, Bucky Mural e Mesa de Exames. O sistema RADspeed integra alta performance, qualidade de imagem e excelente relação custo-benefício. 
-Sistema modular e compacto; - Maior espaço e flexibilidade de layout; - Possibilidade de atualização para radiografia digital (DR); - Estativa porta tubo de teto,teto/chão, parede/chão e chão; - Diversos tipos de tubos de Raios-X; - Geradores de alta frequencia com controle microprocessado. |
|
|
BUCK MESA:

Seu posicionamento é facilitado pelo tampo ( móvel ou fixo ) com linha de centralização. Revestido em fórmica lisa, o que propicia uma assepsia perfeita, o equipamento é feito em aço tratado e pintado em epóxi liso, garantindo alta qualidade. A Mesaconta, ainda, com gavetas em inóx e grade anti-difusora de alta qualidade resultando em ótimo contraste na radiografia em partes moles. Além das mesas, os exames radiográficospodem ser realizados com o paciente de pé.Exames de pulmão e tórax são normalmenterealizados com o paciente em posição vertical.O dispositivo que possui o porta-chassi presoà parede é conhecido como BUCKY MURAL. Umpedestalpermite ao porta-chassi deslocar-severticalmente para ajustar-se a altura do paciente.Alguns fabricantes, para conforto do paciente,permitem que o porta-chassi, ou mesmo todo opedestal, desloque-se horizontalmente
GRADE ANTI-DIFUSORA:
Quando a radiação (raios X) atinge o objeto de interesse, gera provavelmente, a radiação secundária. Usamos então um dispositivo para “filtrar” esta radiação ouminimiza-la, para que esta não influencie na imagem final na chapa radiográfica.
Obs.1: Se a distância do foco não estiver devidamente ajustada para o tipo de grade, teremos uma absorção até da radiação principal.
Obs.2: Se por algum motivo a grade não se movimentar a radiação principal também será filtrada nas áreas onde as placas estão localizadas gerando “sombras” na imagem.
ECRAN :

Desde...
tracking img