EQUIPAMENTOS DE PROTE O INDIVIDUAL 08092014

7281 palavras 30 páginas
1 - INTRODUÇÃO

Os equipamentos de proteção individual – EPI´s são acessórios obrigatórios para todos os trabalhadores no ato de suas funções, isto faz diminuir os riscos de acidente e protege quando não puderem ser evitados, reduzidos em menores percentuais aceitáveis de acordo com as normas em vigor, pois, as obrigatoriedades desses devem ser orientadas por um profissional especializado na área de segurança do trabalho.
Quanto ao EPI cabe ao empregador distribuir gratuitamente ele, usado adequado à função e o risco em que o empregado esteja exposto é de fundamental importância; é de inteira responsabilidade o empregador fornecer treinamento adequado ao uso; fazer controle do preenchimento da ficha de EPI, onde deve constar a descrição do mesmo, juntamente com a certificação de aprovação (CA), pelo órgão nacional competente (MTE), a data de recebimento e devolução e a assinatura do termo de compromisso.
Quanto ao empregado cabe fazer uso do EPI apenas para as finalidades a que se destina; responsabilizando-se pelo bom uso e conservação; comunicando qualquer alteração. (Cartilha SEBRAE/ES).
É notório que existe por partes de alguns trabalhadores, a resistência para não aceitar o uso dos equipamentos de proteção individual, porem, está previsto na Constituição Federal que determina que o trabalhador tenha direito a proteção de saúde, integridade física; moral e segurança na execução de suas atividades.

2 - OBJETIVO

Relacionar e esclarecer de forma simples e objetiva, a importância do usufruto e benefícios alcançados pela realização de um trabalho seguro em um canteiro de obra.

3 - METODOLOGIA DE TRABALHO

Primeiro será conceituado o que é EPI; logo depois serão relacionados os equipamentos estudados, para que serve e mostrar as principais características, baseando-se na NR 6 e normas que rege as diretrizes para os EPIs.

4 - BREVE HISTÓRICO SOBRE O SURGIMENTO DO EPI

O uso do EPI surgiu legalmente através da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, por

Relacionados