Equipamentos de laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
EM CASO DE ACIDENTES EM LABORATORIO QUAIS OS 1° SOCORROS

PATOS – PB
JANEIRO/2013

EM CASO DE ACIDENTES EM LABORATORIO QUAIS OS 1° SOCORROS

Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral e Orgânica, ministrada peloProfessor Paulo Bastos, como pré- requisito para obtenção de nota e aprovação na disciplina.

PATOS – PB
JANEIRO/2013

Segurança em laboratórios químicos
Um laboratório de química pode ser uma das áreas de trabalho mais perigosas, especialmente quando o laboratório não é tratado com respeito. Neste texto citam-se os procedimentos de segurança que devem ser usados quando o tempo é insuficiente parabuscar auxilio fora do laboratório.
ACIDENTES QUE PÕEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA DE INDIVÍDUOS.
Em caso de acidente deve-se, sempre que possível, não movimentar o sinistrado até à presença dos serviços de emergência médica. Em alguns casos, é necessário socorrer imediatamente o sinistrado enquanto se espera pelos serviços de emergência.
Tipo de acidentes que podem ocorrer e procedimentos aseguir:
Golpes ligeiros - Fazer sangrar o golpe por alguns segundos. Remover estilhaços (caso seja necessário) e lavar com água corrente. Desinfetar e proteger com um penso.
Salpicos e queimaduras químicas superficiais - Lavar abundantemente a área afetada com água corrente e sabão, o que facilita a remoção de produtos químicos, usando o chuveiro de emergência (caso exista). Remover o vestuáriocontaminado. As queimaduras com ácidos ou com bromo devem ser posteriormente lavadas com uma solução de carbonato de sódio a 5%. As queimaduras com bases devem ser lavadas com ácido acético a 5% existente nos primeiros socorros de laboratório. Cobrir a área afetada com gaze esterilizada sem apertar. Consultar os serviços médicos ou levar diretamente as urgências médicas.
Queimaduras térmicas oucom fogo - Usar água ou gelo (apenas se a queimadura for superficial). Para queimaduras térmicas aplicar uma pomada própria existente na caixa de primeiros socorros e proteger com gaze esterilizada. Para queimaduras com fogo é necessário abafar a chama, eventualmente fazendo o sinistrado rolar no chão, e usar chuveiro de emergência quando possível.
Salpicos de reagentes químicos nos olhos - Lavarcom soro fisiológico ou água de esguicho próprio (frasco lavador), mantendo as pálpebras afastadas com a ajuda de dois dedos para que o jacto de água seja tangencial ao globo ocular. Consultar os serviços médicos ou levar diretamente às urgências médicas.
Inalação de substâncias tóxicas - Afastar o acidentado do local contaminado, aliviando-lhe o vestuário no pescoço e no peito. Se ocorrerinconsciência, deitar o sinistrado de face virada para baixo, mantendo-o aquecido e eventualmente tentar a reanimação boca a boca (exceção para contaminação por venenos). Transportar para o hospital.
Ingestão de reagentes (sólidos, líquidos) - Bochechar com água, sem ingerir, se a contaminação for apenas bucal. Caso tenha havido ingestão, beber água ou leite em abundância e deslocar rapidamente para ohospital.
Elétrico - Desligar a corrente/quadro de eletricidade antes de socorrer o acidentado. Se não for possível, colocar debaixo dos pés, material isolante e afaste a vítima da fonte com um cabo de vassoura ou uma cadeira de madeira. Não utilizar materiais metálicos ou úmidos.
Estado de choque - O estado de choque pode resultar de um acidente físico ou de um distúrbio emocional e ossintomas podem ser prostração, palidez, pele úmida e fria, debilidade, tonturas, ansiedade ou problemas de visão. A vítima deve ser colocada em posição horizontal com os pés num plano ligeiramente superior ao mesmo tempo em que se tenta tranquilizar e diminuir a ansiedade. Deve ser deslocada até ao hospital.
No caso de ocorrer um acidente de proporções elevadas, que ponha em risco a integridade das...
tracking img