Equipamento de proteção individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A atividade laboral pode apresentar alguns riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores. A eliminação dos riscos deve ser feita através de medidas preventivas, tanto na concepção de equipamentos como dos próprios postos de trabalho.
        Se os riscos não puderem ser eliminados através destas medidas, devem em seguida ser adaptadas medidas de proteção coletiva que abranjamum determinado grupo de trabalhadores.
         No entanto, se não se conseguir minimizar os riscos para um nível aceitável, deve-se optar pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). É importante salientar que os EPI's só deverão ser como última escolha, isto é, quando não for possível outra solução técnica, sendo preferível a sua utilização com caráter temporário / esporádico.

ConceitoEPI x EPC

O Equipamento de Proteção Individual  - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
  O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja,quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
  Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aosprocessos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
  Como o EPC não depende da vontade do trabalhador para atender suas finalidades, a preferência pela utilização deste é maior em relação à utilização do EPI, já que colabora no processoaumentando a produtividade e minimizando os efeitos e perdas em função da melhoria no ambiente de trabalho.
  Portanto, o EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer proteção parcialmente.

Atribuições da Norma Regulamentadora

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6 - NR-6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado aorisco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
c) para atender a situações de emergência.
 
Compete ao Serviço Especializadoem Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

Tipos de EPI

  Os tipos de EPI´s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou deriscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger:

* Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
* Proteção respiratória: máscaras e filtro;
* Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
* Proteção da cabeça: capacetes;
* Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
* Proteção de pernas epés: sapatos, botas e botinas;
* Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

Abaixo, tabela utilizada em operações de atividades rurais:

Atenção: Esta tabela não deve ser considerada como único critério para utilização dos EPI. As condições do ambiente de trabalho poderão exigir o uso de mais itens ou dispensar outros para aumentar a segurança e o conforto do aplicador....
tracking img