Equilibrium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme equilibrium é baseado em uma droga que tem o poder de eliminar o sentimento das pessoas. O Filme conta a história de uma humanidade futurista pós-guerra. Após uma terceira guerra mundial. Asociedade é controlada por um regime totalitário, que obriga a população a tomar uma droga chamada Prozium que anestesia emoções, prevenindo tensões sociais. John Preston, o protagonista, é um membroda instituição que mantém a ordem e para de tomar o remédio. Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver auma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte decrueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado.
Vemos aliada a essa droga, um sistema educacional queimpõe tal ideologia. Que tudo que possa gerar sentimento é considerado algo proibido dentro da sociedade, e umas das cenas mais marcantes do filme é a cena da destruição da pintura de Monalisa, mas nãosão somente as pinturas que são destruídas, mas também discos musicais, e livros. O mais condecorado membro do exercito da sociedade acaba se envolvendo com uma da infratora e acaba parando de tomar adroga e começa a se questionar e questionar o sistema.
E sem tomar a droga ele acaba por voltar a sentir novamente e estes sentimentos acabam por gerar conflitos e com isto ele se torna o maior inimigodo sistema. E o único capaz de destrui-lo.
No filme é utilizado um esquema com signos que nos levam a ligação entre o sistema do filme com o sistema do nazismo e do fascismo, como a utilização de umtipo de suástica para representar o sistema. E a imagem que é passada pelo líder da sociedade denominado como “Pai” nos remetem pensamentos sobre imagens de um líder totalmente totalitário....
tracking img