Equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio do Ponto
1. OBJETIVOS
Através de atividades realizadas numa mesa de forças, verificar experimentalmente as condições de equilíbrio de um pequeno anel submetido a 3 forças edeterminar a força equilibrante de um sistema de duas forças concorrentes, calcular a resultante utilizando método algébrico e geométrico, utilizando diferentes métodos teóricos de determinação.
2.FUNDAMENTAÇAO TEORICA
Para que um ponto material permaneça em equilíbrio, a resultante de todas as forças que atuam sob este ponto material deve ser zero. Caso um sistema com duas forças, seu pontomaterial estará em equilíbrio se as forças tiverem o mesmo modulo, direção e sentidos opostos, senão, é possível obter equilíbrio aplicando uma terceira força coplanar as forças anteriores.

3.INTRODUÇAO - REGRA DO PARALELOGRAMO –
Forças são definidas como grandezas vetoriais em Física. Com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicaçãovetoriais da Álgebra. Quando há duas forças vetoriais P e Q, que atuam sobre um ponto material, elas podem ser substituída por uma única força R (Resultante). A regra do paralelogramo consiste em unir oponto de inicio dos vetores e calcular a partir dessa equação: R =√P² + Q² + 2.PQ.cos(t) para determinar a direção e o sentido e, calcular o modulo através do teorema de Pitágoras. Pode ser obtidagraficamente pela construção de um paralelogramo, onde os lados são dados por P e Q, sendo a diagonal a força R.
Para que o ponto material esteja em equilíbrio sob a ação destas forças, é necessárioa aplicação de uma terceira força chamada “equilibrante Fe” cujo modulo e direção sejam os mesmos da forca R, porem com sentidos opostos.
- DECOMPOSICAO DE FORCAS –
É possível decompor um conjuntode forças, em suas componentes horizontal e vertical, e encontrar a resultante das mesmas.

Na primeira representação há uma força F e duas retas perpendiculares: x,y. Na segunda representação,...
tracking img