Equilibrio sagital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O equilíbrio sagital da coluna lombar uma introdução
Dr. Xavier Soler Graells

O homem evoluiu de uma atitude quadrúpede para a posição ereta, a bipedia. A descoberta da “Lucy”* ( Australopithecusafarensis) em 1975 por Yves Coppens¹ nos mostra esta evolução.
Todos os primatas podem deslocar- se de maneira bípede. O homem, no entanto, é o único capaz de fazê-lo de forma estável por longotempo e distância. O segredo é a lordose lombar que não existe em outra espécie. Os grandes primatas têm uma coluna em cifose global.
O complexo anatômico pelve/coluna torna possível a extensão dacoxofemoral e a lordose lombar. O sacro é a união da pelve com a coluna, a sua posição morfológica estática e dinâmica deve ser compreendida.
O equilíbrio sagital da coluna e a posição fisiológica dotronco e bacia com o mínimo de esforço e do gasto energético. Definimo-lo por parâmetros pélvicos e vertebrais.
A incidência pélvica e o declive sacral, estudados por Legaye et al ² são ângulosfundamentais para a compreensão da lordose lombar. Roussoly et al ³ classifica a lordose lombar em quatro padrões morfológicos, tendo em consideração o declive sacral. A importância clinica daclassificação de lordose e que para determinado tipo a coluna pode desenvolver uma seqüência de efeitos degenerativos específicos. De forma hipotética, analisando o tipo de lordose, podemos predizer e evoluçãodegenerativa da coluna ao longo dos anos.
Os parâmetros pélvicos : incidência pélvica, declive sacral e versão pelvica.
A variação da lordose e definida pelo declive sacral (DS). Quando o DS épequeno < 35 graus classificamos dois tipos de lordose:
Tipo 1: lordose aguda curta e cifose toraco-lombar
Tipo 2: dorso plano(flat back)
Quando o DS tem valo médio >35 graus > 45 graus
Tipo 3: colunamais bem equilibrada
Quando o DS é grande >45graus
Tipo 4: cifose aguda curta lordose aumenta em ângulo e numero de vértebras.
Assim dependendo do tipo de lordose a evolução degenerativa pode...
tracking img