Equilibrio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Abordaremos nesse trabalho, as principais características e fatos ocorrentes no processo de equilíbrio químico. Veremos os vários tipos e suas diferenças, pois as reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passaa não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível. 
Em contrapartida, existem as reações reversíveis, onde os produtos podem se converter à forma inicial, ela pode ocorrer em processos químicos e físicos.
Se você colocar água líquida em um recipiente fechado vai ter uma reação reversível, pois as moléculasde água no estado líquido passam para o estado de vapor continuamente, e ao mesmo tempo a água evaporada retorna para o estado inicial (líquido).
Além dessas características explicaremos também a importância desse processo na vida do ser humano e o processo Haber-Bosch da obtenção da amônia.
EQUÍLIBRIO QUÍMICO

Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades dereagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Toda reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. O princípio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como noinverso. Contudo em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuemo nome de reversíveis.

Reação Reversível = É aquela que ocorre simultaneamente nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, os reagentes se transformam em produtos e os produtos se transformam em reagentes.

[pic]

[pic]
Onde:
[pic]

• v1 e v2 são velocidades; Quando v1 = v2 => EQUILIBRIO QUIMICO.





















• Equilíbrio homogêneo

É aquele em que todos osparticipantes se encontram numa única fase. Portanto, classificamos o sistema como sendo homogêneo.

H2(g) + I2(g) 2HI(g)

HCN(aq) H+(aq) + CN(aq)

• Equilíbrio Heterogêneo

É aquele em que os participantes se encontram em mais de uma fase. Portanto, classificamos o sistema como sendo heterogêneo.

C(s) + O2(g) CO2(g)



Constante de Equilíbrio

[pic]

Onde:
KC = constante deequilíbrio em função das concentrações
P = concentração dos produtos
p = coeficiente estequiométrico dos produtos
R = concentração dos reagentes
r = coeficiente estequiométrico dos reagentes

• A constante de equilíbrio é adimensional, ou seja, não tem unidade.

 

Constante de equilíbrio com substância líquida e sólida

Não se coloca a concentração de substância em estado físico líquido ousólido, assim como a água. Apenas substâncias no estado gasoso e em meio aquoso.

Exemplo:

[pic]

O CaO e o CaCO3 está no estado sólido então não devemos colocá-lo na constante de equilíbrio.



Constante de acidez e basicidade

Para o Ka calcula-se da mesma forma que as demais constantes.

Exemplo:

[pic]

[pic]

• O Ka  serve para dizer o quanto um ácido é forte ou fraco. Quantomenor o Ka mais fraco é o ácido. 
Geralmente ácido forte não tem Ka, já que significa equilíbrio. Se um ácido é forte ele dissocia completamente, portanto não está em equilíbrio.

O mesmo serve para a constante de basicidade (Kb). Quanto menor o valor de Kb mais fraca é a base.



Kw

O produto iônico da água é dado por:

[pic]

[pic]



pH

O cálculo de pH serve para...
tracking img