Equilibrio quimico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equilíbrio Químico


Escola secundária D. Afonso Henriques

Disciplina: Física e Química

Trabalho elaborado por:
Pedro Manuel Moreira Rocha Nº11
Índice

O que são reacções incompletas? 3
O que se entende por Equilibro químico? 4
O que é a constante de equilíbrio? 5
O princípio de Le Chatelier 7
O que é o Amoníaco 9
Aplicações 9
O amoníaco como matéria-prima 9
Aimportância do amoníaco 10
Quais são as matérias-primas utilizadas na produção do amoníaco? 10
O processo de Haber-Bosch 11
Fritz Haber (1868- 1934) CarlBosch (1874-1940) 11
Bibliografia 12

O que são reacções incompletas?
Quando uma reação é reversível atinge-se o equilíbrio químico quando a velocidade da
reação direta é igual à da reação inversa e, consequentemente, as concentraçõesde
todas as substâncias participantes permanecem constantes.

O que se entende por Equilibro químico?
Quando ocorre uma reação química e sua direta (A + B ------> C + D) e sua inversa (C + D ------> A + B) ocorrem simultaneamente, chamamos esta reação de uma reação reversível. Numa reação sem reversibilidade representamos com uma seta; já numa reação reversível, representamos com umadupla seta.
O equilíbrio é atingido quando a velocidade da reação direta se iguala a velocidade da reação inversa. A principal característica a ser observada num equilíbrio, é que esse esquilíbrio é dinâmico, isto é, a reação continua a ocorrer, só que com velocidade direta e inversa equivalente.

O que é a constante de equilíbrio?
Um exemplo de reação reversível é a da produçãoda amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) — que faz parte doProcesso de Haber:
N2(g) + 3H2(g)  2NH3(g)
Note-se que a seta dupla () significa que a reação ocorre nos dois sentidos, e que o subscrito (g) indica que a substância se encontra nafase gasosa.
Nesta reação, quando as moléculas de nitrogênio e as de hidrogênio colidem entre si há uma certa chance da reação entre elasocorrer, assim como quando moléculas de amônia colidem entre si há uma certa chance de elas se dissociarem e de se reorganizarem em H2 e N2.
No início do processo, quando há apenas uma mistura de hidrogênio e nitrogênio, as chances das moléculas dos reagentes (H2 e N2) colidirem umas com as outras é a máxima de toda a reação, o que fará com que a taxa (ou velocidade) com que a reação ocorre também oseja. Porém à medida com que a reação se processa o número de moléculas de hidrogênio e de nitrogênio diminui, reduzindo dessa forma as chances de elas colidirem entre si e, consequentemente, a velocidade desse sentido da reação. Por outro lado, com o avançar da reação, o número de moléculas de amônia vai aumentando, o que faz com que cresçam as chances de elas colidirem e de se voltar a formarhidrogênio e nitrogênio, elevando assim a velocidade desse sentido da reação. Por fim chegará um momento em que tanto a velocidade de um dos sentidos quanto a do outro serão idênticas, nesse ponto nenhuma das velocidades variará mais (se forem mantidas as condições do sistema onde a reação se processa) e ter-se-á atingido o equilíbrio químico, conforme ilustrado nas figuras abaixo:
Velocidade dasreações direta e inversa em função do tempo | Concentração das substâncias envolvidas em função do tempo |

O princípio de Le Chatelier
As diferentes formas de alterar um estado de equilíbrio para uma reação química têm uma coisa em comum:
Um sistema em equilíbrio responde a qualquer perturbação com uma alteração que tende a contrariar a perturbação a que foi sujeito.
De facto:
* Aperturbação aumento de concentração de um componente do sistema é seguida de consumo desse componente, até se atingir um novo estado de equilíbrio.
* A perturbação aumento de temperatura favorece a transformação em que há absorção de calor, o que tende a fazer diminuir a temperatura do sistema.
* A perturbação diminuição de volume de uma mistura gasosa, com consequente aumento do número...
tracking img