Equilibrio emocional na area do secretariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
11

1


EQUÍLÍBRIO EMOCIONAL NA ÁREA DE SECRETARIADO


Nos dias atuais temos total consciência de que sempre encontramos barreiras em nossos caminhos.
Porém essas barreiras são essenciais em nossas vidas, talvez sem elas a vida não fizesse sentido.
O importante é saber lidar com essas barreiras, conduzi-las e superá-las, para continuarmos lutando e vivendotodos os dias. Buscando desta forma, meios para solucioná-las. Treinar a inteligência emocional não é uma tarefa fácil e sim um trabalho continuo que exige comprometimento e exercitar e praticar os poderes da mente e concentração


A ‘Inteligência Emocional’ é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e ligar bemcom as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos’ (Daniel Goleman, Livro Inteligência Emocional).


Atualmente as empresas têm dado mais importância a Inteligência Emocional e tem dado oportunidades a pessoas com habilidades extras de comunicação inter e intrapessoal, além de formações acadêmicas técnicas.
É esperado que, mesmo em meio os problemas da vida, oprofissional em questão tenha total controle sobre suas ações e reações, Pois uma barreira, uma fase difícil, não pode entristecê-lo ou deixá-lo sem esperanças, sem vontade de recuperar-se e reestruturar-se.
Ter sabedoria para lidar com tantos problemas, pressões do dia a dia, pessoas de diferentes personalidades e caráter fazem parte do nosso cotidiano. Os profissionais em secretariado devemaprender a lidar com essas dificuldades e sabe separá-las da vida pessoal e profissional. Buscar manter assim, sempre o equilíbrio emocional, para evitar futuros problemas.

12


Analisando desta maneira, seu bem estar, dependerá não somente de seu estado físico, ele também estaconectado ao seu equilíbrio emocional, seu estado mental.
O equilíbrio emocional está atrelado ao desenvolvimento profissional, principalmente nos profissionais que estão em cargos de liderança. Isso ficou bem mais claro após a inserção do termo “Inteligência Emocional”, que é uma associação da Inteligência Interpessoal, e da Inteligência, e entendimento do próprio eu com elevado graude auto percepção e autoconhecimento.
Os lideres equilibrados emocionalmente sabem lidar com suas emoções e o momento certo de liberá-las.
Não adianta ter inteligência se a pessoa não for capacitada para preservar seu equilíbrio p emocional. Temos que aproveitar as chances e oportunidades propostas pela vida, e também ajudar aos outros a aproveitarem suas chances de crescer eexpandir suas próprias habilidades.
Assim podemos concluir que o equilíbrio emocional não é algo fácil de ser adquirido, muito menos uma questão genética: nos o desenvolvemos e podemos melhorá-lo com treinamentos, empenho e persistência. Para que isso aconteça, o profissional em secretariado precisa traçar objetivos, e trabalhar para conquistá-lo, detectando em que circunstancia elecomete atos negativos, mudando esses atos e refletindo a eles de forma positiva e equilibrada.
Devemos trocar esses atos negativos, pelos positivos, tornando-os um habito, e com o passar do tempo nos adaptaremos a eles.
Diante disso, é indispensável que o profissional em secretariado aplique um tempo para meditar e rever sua situação, pontos negativos, positivos o queprecisa ser melhorado, desta forma ele conseguirá seu autocontrole e sem duvidas descobrir sua real situação e saberá como solucionar seus problemas e controlar a situação.
É importante analisar os erros e acertos, e os possíveis defeitos tornando isso um habito, só assim saberemos como, quando, e onde e por que continuar seguindo este caminho. Com esse modo de raciocínio o profissional...
tracking img