Equilibrio em idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O fenômeno do envelhecimento da população mundial é um processo que vem crescendo gradativamente nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento (GAZZOLA et al.; 2005, REBELATTO e CASTRO 2007). No Brasil o número de idosos vem aumentando de modo considerável nos últimos 60 anos, onde houve um acréscimo de 15 milhões de indivíduos idosos no país, passando de 4%para 9% da população brasileira (PARAHYBA e SIMÕES, 2006, FREITAS, 2006).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), no Brasil, a taxa de mortalidade diminuiu devido ao aumento de investimento em Saúde Pública e a diminuição na taxa de fecundidade. De acordo com o censo brasileiro a população idosa é a que mais cresce no país e em 2050 haveráaproximadamente 64 milhões de idosos.
Segundo Viena International Plan of Action on Ageing, endossado pela I Assembléia Mundial da Organização das Nações Unidas sobre o envelhecimento populacional, resolução 39/125 (Organização das Nações Unidas – ONU - Viena, 1982) nos países em desenvolvimento, para um indivíduo ser considerado idoso ele tem que ter 60 anos ou mais e nos paísesdesenvolvidos essa idade aumenta para 65 anos (SCHWANKE et al.; 2011, FREITAS, 2006).
Em vista às projeções demográficas torna-se imprescindível a necessidade em garantir aos idosos qualidade de vida, relacionando bem estar com a autoestima, entendendo assim: estilo de vida, estado de saúde, suporte familiar, capacidade funcional, satisfação financeira e atividades de vida diárias (FLECK, CHACHAMOVICHe TRENTINI, 2003).
O envelhecimento acarreta várias alterações no ser humano, tais como: perda da agilidade, aumento da massa de gordura corpórea e diminuição da massa muscular esquelética com consequente diminuição de massa óssea (GUCCIONE, 2000), degeneração e perda de células nervosas do sistema vestibular causando vertigem, tontura e desequilíbrio (RESENDE et al.; 2003).
Oequilíbrio é o alinhamento do centro de gravidade dentro de uma base de suporte (FREITAS, 2006). Um dos principais fatores limitantes na vida do idoso é o desequilíbrio, que tem grande impacto e que pode levá-los a quedas e fraturas. Em 80% dos casos esse desequilíbrio é atribuído ao comprometimento do sistema vestibular, que entre 65 e 75 anos esse fica mais evidente (BITTAR, 2002).
O sistemavestibular é o responsável pela percepção de movimento em relação à cabeça, o sistema visual localiza o corpo em relação ao espaço e o sistema somatosensorial recebe o feedback sobre a posição do corpo, esses sistemas juntos levam as informações para o sistema nervoso central que é o responsável pelo ajuste postural, e com o envelhecimento as alterações nesses sistemas aumentam a possibilidade dequeda (OLIVER, 2007; CARTER, KANNUS e KHAN, 2001), esta responsável por cerca de 90% das fraturas de quadril em idosos, tendo alta morbidade (capacidade de produzir doença) e mortalidade (quantidade de indivíduos que morrem de determinada doença), que em números são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 70 anos (SIMOCELI et al.; 2003).
Há dois tipos deequilíbrio, o estático que é quando o corpo está na postura ereta, ou seja, o centro de gravidade fica dentro da base de suporte e o dinâmico que é quando o corpo está em equilíbrio estático, porém uma força externa atua sobre ele fazendo com que ele se mova (FREITAS, 2006; HAMILL e KNUTZEN, 1999).
Para manter o equilíbrio são adotadas três estratégias, a de tornozelo que surge quandoacontecem pequenos desequilíbrios, a de quadril que é adotada quando há um desequilíbrio de maior dimensão e a estratégia de passada que é dada quando o individuo tem que aumentar a base de suporte e dá um passo em qualquer direção para não cair (HAMILL e KNUTZEN, 1999).
A avaliação do equilíbrio conta com uma importante ferramenta, a Escala de Equilíbrio de Berg (ANEXO 1), onde considera-se...
tracking img