Equilibrio do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNA: Sandra Regina Gouvêa
MATRÍCULA: 200702096159

* Muitos sistemas que contribuem para o “equilíbrio interno”, chamado também de homeostase, sofrem comenvelhecimento, porém os sistemas que atuam no equilíbrio humano assumem maior importância na vida do idoso devido à sua correlação com maior morbimortalidade, devido à ocorrência de quedas e consequentesfraturas, que no idoso são de difícil resolução.

* Para que a postura ereta seja mantida, os sistemas somatossensorial, visual e vestibular devem funcionar em sincronia. Avisão é importante nocontrole do equilíbrio, postura e propriocepção de qualquer indivíduo. Com o decorrer da idade, ocorrem degenerações oculares, como a catarata, levando ao decréscimo visual e contribuindo diretamente paraa instabilidade postural. A acuidade da capacidade visual reduzida leva à perda do equilíbrio, e o reflexo visual não reage rapidamente, favorecendo às quedas. O reconhecimento da real função visual éimportante, pois na maior parte das vezes, essas deficiências posturais, a perda do equilíbrio e da propriocepção podem ser corrigidas com a interferência fisioterapêutica.

* Com oenvelhecimento ocorrem alterações no sistema de controle postural podendo provocar diminuição do desempenho na habilidade de manter o equilíbrio. De acordo com estudos exercícios físicos que modo geral trazemefeitos de maior longevidade, prevenção do declínio cognitivo, manutenção da capacidade funcional, redução de quedas e incidência de fraturas.
* De acordo com Weineck (1991), o equilíbrio, porexemplo, depende da integração de uma série de sistemas do corpo, que sofrem alterações com o avanço da idade, resultando em implicações diretas nas várias formas de locomoção e no controle postural dessapopulação. A literatura apresenta que reduções na performance das capacidades do idoso representa um processo natural do envelhecimento, devido às alterações serem muitas vezes atribuídas ao processo...
tracking img