Equilibrio design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUILÍBRIO



Equilíbrio é a conjugação de forças opostas.

Podemos classificar o equilíbrio em axial, radial e oculto.

Equilíbrio Axial: simetria rigorosa, simetria na forma e assimetria nacor, simetria aproximada.
Equilíbrio Axial: significa o controle de atrações opostas por meio de um eixo central, explícito, vertical, horizontal ou ambos, e do qual se controlam as forças opostas.A) Simetria Rigorosa: é a forma mais simples deste tipo de organização do equilíbrio. Num esquema exatamente simétrico, os elementos se repetem como imagens refletidas num espelho em ambos os ladosdo eixo ou dos eixos. É o tipo mais óbvio de equilíbrio e, conseqüentemente, o mais pobre quanto à variedade. Resulta especialmente útil em esquemas decorativos ou em composições muito formais.
B)Simetria na forma e Assimetria na cor: o padrão pode ser simétrico quanto à forma, porém assimétrico com respeito à cor. Constitui um recurso eficaz para suavizar a severidade da simetria e emprega-seprincipalmente para fins decorativos.
C) Simetria Aproximada: os dois lados podem realmente serem diferentes em sua forma, mas apesar disto bastante semelhantes, de modo que o eixo possa ser sentidopositivamente.

Equilíbrio Radial: é o controle de atrações opostas pela rotação ao redor de um ponto central, na qual pode ser uma área positiva do esquema ou espaço vazio. Para visualizarclaramente este princípio, convém contrastar o esquema radial com um simétrico equilibrado, tanto no eixo vertical como sobre o horizontal.
Existem semelhanças superficiais. A diferença está em que umesquema radial deve ter um movimento giratório, ao passo que o simétrico é estático. Consegue-se uma variedade muito interessante de organização radial, usando somente duas repetições do motivo. Oequilíbrio radial aplica-se especialmente em padrões decorativos, aparecendo, às vezes, também nos projetos arquitetônicos.

Equilíbrio Oculto: não utiliza eixos explícitos nem pontos centrais. Difere em...
tracking img